Grupo de Referência do Projeto Guri participa de mostra em Marília

Evento, com entrada gratuita, será realizado no dia 31 de agosto e reunirá músicos de países da América Latina

sáb, 24/08/2019 - 17h58 | Do Portal do Governo

O Grupo de Referência de Marília – Percussão participará da II Mostra Internacional de Teatro do município do interior paulista. A apresentação ocorrerá no próximo sábado (31), às 19h, no Teatro Waldir Silveira Mello. O evento, que reúne grupos do Chile, Argentina, Peru, México, Bolívia, Uruguai e Brasil, é gratuito e aberto ao público.

O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

Acompanhados por Jorge da Silva, educador de percussão do Polo Regional de Marília, os alunos apresentarão um repertório composto por canções como “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, “Batuque”, de Lorenzo Fernandes, “Baião”, de Ney Rosauro, e “Collisions”, de Jared Spears.

“Participar da mostra serve como um meio de referência e inspiração para os nossos estudantes, em razão dessa diversidade de países e culturas que integram o espetáculo. Com isso, a iniciativa pode contribuir e inspirar a musicalidade de percussão desses jovens”, enfatiza a gerente do Projeto Guri na região de Marília, Lilian Hirata.

A II Mostra Internacional de Teatro de Marília faz parte de uma parceria entre a Cia. Corpus de Teatro e as secretarias Municipal de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Atuação

O Grupo de Referência de Marília – Percussão executa desde peças clássicas para a formação camerística de grupo de percussão até improvisos calcados em ritmos brasileiros e latinos, apresentando a enorme riqueza do universo da percussão.

Os participantes receberam a orientação de importantes percussionistas como Santiago Vazquez (Argentina, 2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (Bélgica, 2014) e Ignácio Bori Garcia (2015). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o PercPan – maior festival de percussão do Brasil.

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende uma resolução da secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.