Grupo de choro feminino se apresenta no Memorial da América Latina

Novo projeto “Choro, Chorinho e Chorões” recebe convidados especiais toda segunda terça-feira do mês, gratuitamente

qua, 28/08/2019 - 20h37 | Do Portal do Governo

O primeiro grupo de choro feminino do Brasil, Choronas, é a atração de setembro do projeto “Choro, Chorinho e Chorões”, que será realizado no dia 10 de setembro, ao lado do prédio da Administração do Memorial da América Latina.

Formada por Ana Cláudia Cesar (cavaquinho), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Maicira Trevisan (flauta) e Miriam Capua (percussão), a banda comemora 25 anos de trajetória com o show “Choronas em Sampa”, uma homenagem a São Paulo com um repertório que passa por músicas de compositores paulistas, como Adoniran Barbosa e Zequinha de Abreu.

“São Paulo é uma cidade moderna, cosmopolita e aberta, que nos acolheu muito bem. Existem muitos grupos de choro de mulheres pelo Brasil que querem atuar, mas não têm espaço. Só temos a agradecer à capital por essa abertura”, salienta Ana Claúdia Cesar.

Com quatro álbuns lançados, as artistas exploram, além do choro, os ritmos como maxixe, baião e samba, buscando manter vivo o legado do primeiro gênero instrumental urbano, o chorinho. Além da roda, durante todo o evento o público também pode experimentar o melhor da comida de boteco de restaurantes tradicionais da cidade, presentes com as barracas.

Edições

A primeira edição do “Choro, Chorinho e Chorões” foi realizada em 13 de agosto, em homenagem aos 50 anos da morte de Jacob do Bandolim. O sucesso foi tanto que o Memorial da América Latina tornou permanente o projeto, que acontece toda segunda terça-feira do mês.

A proposta do evento é promover rodas de choro em horário de happy hour, remetendo o público a uma atmosfera de descontração dos encontros de músicos de choro e divulgando o repertório de chorinho, tão popular em São Paulo.

A estreia do projeto teve o comando do bandolinista Fábio Peron, representante de uma nova geração de instrumentistas, e trouxe nomes importantes da música brasileira para um show inédito, que relembrou os sucessos de Jacob do Bandolim e outros clássicos do chorinho.

Entre eles, participaram do encontro os músicos Zé Barbeiro, Deni Domênico, Ricardo Hertz e Alexandre Ribeiro. Durante todo o evento, o cartunista Paulo Caruso fez caricaturas dos músicos.