Grupo Anima de Teatro encena “Alvorada para a Vida” em Bauru

Patrocinada pela Nossa Caixa, a montagem já foi vista por 58 mil espectadores em 60 cidades

qua, 15/10/2008 - 8h01 | Do Portal do Governo

O Grupo Anima de Teatro encena neste sábado, 18, em Bauru, o espetáculo teatral “Alvorada para a Vida”, que retrata a rotina e as dificuldades dos policiais militares do estado. Dirigida por Eduardo Ribas, a peça é uma iniciativa do Grupo Anima de Teatro, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e com o patrocínio do Banco Nossa Caixa. A apresentação acontece às 17h, no anfiteatro da Universidade Sagrado Coração (Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil).

A peça é parte do projeto Alvorada para a Vida, voltado para os policiais militares com o objetivo de integrar a comunidade profissional e seus familiares. A montagem aborda a trajetória destes profissionais desde o ingresso no Centro de Formação de Soldados até a passagem para a reserva. O enredo traz à tona problemas do cotidiano, como a convivência familiar e a perda de um colega de trabalho. “Embora o texto seja focado em uma profissão específica, o público geral aprecia bastante, pois tratamos de questões universais”, afirma o diretor.

Fundado na década de 80, o Grupo Anima de Teatro é parceiro da polícia militar desde 1999 e já recebeu premiações como a outorga da medalha Brigadeiro Tobias – condecoração máxima da Polícia Militar do estado de São Paulo – e da Comenda Sesquicentenário da Polícia Militar do estado do Paraná.

Sinopse

Em busca de seus ideais, o soldado Gabriel sonhava em seguir os passos do pai, o sargento Arruda, e se tornar um policial, mesmo que, para isso, tivesse de enfrentar obstáculos e preconceitos de amigos e familiares. Ao ingressar na corporação, ele observa o desejo de sua colega Soraia de trabalhar como soldado após uma experiência temporária no posto. O jovem rapaz também se confronta com a busca incessante pela estabilidade financeira do aluno Gonçalves.

Gabriel não é o único que lida com dificuldades. Com a morte da esposa, o tenente Elias, instrutor do Centro de Formação da Polícia Militar, precisa conciliar o trabalho com a educação da filha Bruna, que cobra constantemente a presença do ocupado pai. Por outro lado, o sargento Arruda, prestes a se aposentar, terá mais tempo com a família quando conseguir superar a mudança e adaptar-se à nova vida. Independentemente do momento que cada um deles vive na carreira, todos enfrentaram a perda de um colega de trabalho.

Serviço

“Alvorada para a Vida”
Dia 18 de outubro, às 17h.
Anfiteatro da Universidade Sagrado Coração.
Endereço: Irmã Arminda, 10-50. Jardim Brasil, Bauru – SP.
Entrada: um quilo de alimento não perecível.

Do Banco Nossa Caixa