Grêmios Estudantis estão presentes em 92% das escolas estaduais

Número de unidades cresceu na rede estadual e atingiu a marca de quase 5 mil unidades escolares pelo terceiro ano seguido

ter, 31/07/2018 - 8h33 | Do Portal do Governo

Com representação em 92% do total de escolas do Estado, os Grêmios Estudantis se destacam no ambiente de ensino por oferecerem aos alunos a oportunidade de estimular os colegas a participar da vida em comunidade. Além disso, as atividades lidam com a rotina da comunidade, por meio de projetos em diversas áreas, como comunicação, cultura, esporte, social e política.

O número de Grêmios cresceu na rede estadual e atingiu a marca de quase 5 mil unidades escolares pelo terceiro ano seguido. Assim, o projeto Gestão Democrática representa a principal iniciativa da Secretaria da Educação do Estado para ampliar o debate entre os alunos.

Vale destacar que a ação convida cada estudante a estabelecer o protagonismo juvenil e criar meios de discussões para avaliar a própria realidade, além de propor soluções. Ao participar do Grêmio Estudantil, os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança. A ação integra o projeto Gestão Democrática, com o objetivo de expandir a participação dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas tomadas de decisões na escola.

“Eu vejo muito o efeito que a ação do Grêmio tem nos alunos. Os membros estão em constante ação. Então, sempre que vemos alguém pichando ou jogando lixo na escola, nós chamamos a atenção para a melhora do ambiente escolar”, ressalta Gabriel Marques Muniz, que foi gremista na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues.

Eleição

Já a técnica do gabinete da Secretaria da Educação Sonia Maria Brancaglion destaca a importância de garantir o direito aos estudantes. “Esse processo colabora para que o aluno pare de olhar para a questão individual e contribua com o espaço educativo”, afirma.

É importante frisar que as escolas com Grêmio Estudantil em atividade devem realizar a eleição todos os anos, de modo a assegurar que novos jovens participem da composição das chapas e das decisões da comunidade escolar.