Greening: 55% dos citricultores entregam relatórios semestrais

Pelos relatórios, 65,8 milhões de plantas foram inspecionadas e 447,7 mil erradicadas devido à presença da doença

qui, 23/08/2007 - 20h30 | Do Portal do Governo

Depois de totalizados os dados das 40 regionais da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, foram apresentados 6.674 relatórios, no qual citricultor especifica a inspeção realizada na sua propriedade para a doença de greening. Pela Instrução Normativa nº 32 do Ministério, ele fica obrigado a inspecionar e erradicar os pés contaminados. Os relatórios são parte do trabalho e controle da doença no Estado.

Num universo aproximado de 12 mil propriedades com citros no Estado de São Paulo, 55% delas cumpriram o prazo de entrega dos relatórios, que foi em 31 de julho último. Pelos relatórios, 65,8 milhões de plantas foram inspecionadas e 447,7 mil erradicadas devido à presença da doença. O produtor que não arrancar a planta fica sujeito à inspeção e multas.

O objetivo principal do trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), junto com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), é conscientizar o citricultor da importância de erradicar as plantas doentes em seu pomar e informar à CDA com relatórios semestrais. O próximo deverá ser entregue no final do ano.

Durante o mês de maio foi realizada a Semana de Combate ao Greening, que envolveu os órgãos da Secretaria e os vários elos da cadeia produtiva com palestras, workshops e dias de campo nas áreas citrícolas, mostrando o novo papel do produtor no combate ao greening. Ele é agora o agente sanitário do seu pomar, pois a doença é considerada uma praga de manejo, causando apenas prejuízos na produção.

A citricultura é a terceira atividade mais importante no Estado no valor da produção agropecuária, perdendo somente para a cana e carne bovina, como também é o terceiro item na pauta de exportações do agronegócio paulista, registrando US$ 1,5 bilhão em 2006.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura

(R.A.)