Governo reconhece o 26º quilombo no Estado

Oitenta famílias vivem na comunidade de Pedra Pedra/Paraíso, no Vale do Ribeira

qui, 07/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo reconheceu no final do ano passado uma nova comunidade como remanescente de quilombo: são 80 famílias residentes em Pedra Preta/Paraíso, no município de Barra do Turvo (Vale do Ribeira).  Com isso, sobe para 26 o número de quilombos reconhecidos no Estado de São Paulo. As famílias vivem em uma área de 3.281 hectares, localizada em região de preservação ambiental que pertencia ao Parque Estadual do Jacupiranga. Em breve será entregue, nas mãos dos moradores, o Relatório Técnico-científico (RTC) – um livro que reúne os estudos que demonstram a origem quilombola.

O trabalho de reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos é feito com a participação das comunidades e dos moradores do Vale do Ribeira. Antes de Pedra Preta, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o governador José Serra reconheceu a comunidade de Reginaldo, também em Barra do Turvo, e entregou pessoalmente o RTC aos moradores durante a Feira Quilombos em São Paulo, realizada no Parque da Água da Branca. A comunidade de Reginaldo tem cerca de 1.600 hectares e 94 famílias.

A Fundação Itesp é a responsável, no Estado de São Paulo, pelo reconhecimento dos quilombos e de seus territórios, por meio da elaboração do relatório e demais estudos e levantamentos. Também fornece assistência técnica, apoio ao desenvolvimento e realiza investimentos em benefício das comunidades.

Da Fundação Itesp