Governo realiza o 4º Festival de Cinema Latino-Americano

O festival exibirá 111 filmes em sete salas de cinema da Capital. Tudo de graça

dom, 05/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os amantes do cinema tem um programa imperdível nesta semana. A Secretaria da Cultura promove o 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, entre os dias 6 e 12 de julho. Serão exibidos 111 filmes de 17 países, em sete salas de cinema da Capital – todos com entrada gratuita.

O filme “O Leite da Amargura”, da peruana Claudia Llosa, é atração de abertura do festival. O filme, que faz um retrato polêmico do trauma das mulheres violadas durante a ditadura no Peru, conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2009.

Entre os vários títulos inéditos da programação, está “Rude e Brega”, selecionado para o último Sundance Festival. O filme foi protagonizado por Gael García Bernal e Diego Luna.

O festival ainda terá uma série de atrações como a exibição de filmes selecionados nos festivais de Cannes, Veneza e Sundance, retrospectiva do cinema latino-americano nos anos 1990, competição de escolas audiovisuais para revelar novos talentos e mostra de documentários sobre a música popular brasileira.

Homenagem a Nelson Pereira dos Santos 

Considerado o maior cineasta brasileiro vivo, Nelson Pereira dos Santos é o primeiro nome brasileiro homenageado pelo festival. Ele recebe o Troféu Fundação Memorial da América Latina – nas edições anteriores, o prêmio foi entregue para os argentinos Fernando Birri e Fernando Pino Solanas e para o mexicano Paul Leduc.

Mais informações podem ser acessadas no site www.festlatinosp.com.br.