Governo realiza a primeira blitz educativa da lei antifumo

As blitzes serão realizadas todos os dias até 7 de agosto

qui, 02/07/2009 - 8h25 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo promoveu nesta quarta-feira, 1, a primeira blitz educativa da Lei Antifumo. Na capital, a ação contou com a participação dos secretários Luiz Antônio Marrey (Justiça e Defesa da Cidadania) e Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde). Eles percorreram alguns bares da Vila Madalena, na zona oeste da cidade.

Ao todo, 100 bares do bairro foram abordados na blitz. A ação também foi realizada em mais 27 cidades do Estado, com 500 fiscais do Procon/SP e da Vigilância Sanitária. Durante a abordagem, os fiscais distribuíram material informativo. “A ideia é, antes de a Lei Antifumo entrar em vigor, poder conversar com todos, distribuir material, e aumentar o nível de conscientização – que já é grande – da necessidade de cumprir a lei”, disse o secretário Marrey.

O objetivo das blitze educativas é prestar esclarecimentos aos cidadãos e aos proprietários de bares e restaurantes sobre as exigências da lei que entrará em vigor no dia 7 de agosto. Ações como esta para alertar a população serão realizadas todos os dias deste mês.

Fiscalização

A formatura dos 500 agentes de fiscalização aconteceu na quinta-feira, 25. São 300 profissionais da Vigilância Sanitária e 200 do Procon para verificar a aplicação da lei, a mais dura contra o tabaco já lançada em São Paulo. A primeira turma de fiscais foi treinada entre maio e junho e atua nas cidades de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo.

O início das blitze de fiscalização para verificar o cumprimento da lei está marcado para o dia 7 de agosto. A lei, sancionada em maio, estipulou 90 dias para os proprietários de estabelecimentos se adequarem. Eles tem até o dia 6 de agosto para retirar cinzeiros, afixar cartazes que alertem sobre a mudança e orientar fumantes para que apaguem os cigarros.

Durante a fiscalização, será medida a dosagem de monóxido de carbono tanto no ambiente quando nos indivíduos. Como o foco é nos estabelecimentos e seus proprietários, os fumantes não serão abordados.

A fiscalização ocorrerá a qualquer hora do dia e contará com no mínimo dois agentes. As equipes terão 129 veículos à disposição. No início de agosto, quando a lei entrar em vigor, será possível fazer denúncias pelo telefone 0800-7713541.

Novo site

Na internet, o site para denúncias e informações é o www.leiantifumo.sp.gov.br.

Na página, é possível esclarecer suas dúvidas, saber quais são os principais males provocados pelo tabaco, assistir aos vídeos da campanha contra o fumo e ver as matérias publicadas nos principais veículos de comunicação do país.