Governo Paulista lança mais 150 pólos do Projeto Guri no Estado

Assinatura dos convênios foi feita pelo governador Cláudio Lembo, em cerimônia realizada no auditório reformado do Palácio dos Bandeirantes

qui, 08/06/2006 - 19h10 | Do Portal do Governo

O auditório reformado Ulysses Guimarães, dentro do Palácio dos Bandeirantes, foi palco nesta quinta-feira, dia 8, do lançamento de 150 novos pólos do Projeto Guri, que serão implantados no Estado de São Paulo. O governador Cláudio Lembo assinou a autorização para o convênio com as prefeituras municipais.

Desde a sua criação, em 1995, o Projeto Guri promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes. Os novos pólos fazem parte dos Projetos Estratégicos do Governo do Estado e devem beneficiar mais de 20 mil crianças.

O governador Cláudio Lembo destacou em seu discurso que o esforço e o trabalho transformam o mundo e a realidade, como é feito pelos jovens do Projeto Guri. “Quero a ajuda de vocês para que todo o Estado de São Paulo tenha um pólo do Projeto Guri, para nos integrarmos nessa grande rede de música, de cultura e sensibilidade”, disse o governador.

Os 150 novos pólos do Projeto Guri foram definidos com base nas solicitações das cidades recebidas pela instituição. Para definição dos locais, foram realizadas visitas de uma equipe técnica do Projeto Guri que estudou a viabilidade para a instalação das unidades.

Lembo ainda agradeceu o grande esforço que foi feito pelos servidores do Palácio dos Bandeirantes, para a reforma do auditório Ulysses Guimarães. “Todos se reuniram em um mutirão para fazer esse belo trabalho de restauração, mantendo as características, inclusive com as colunas originais”, disse ele.

O Projeto Guri nasceu na secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, mas conquistou apoio de vários setores da sociedade e, em 1997, foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto.

O secretário da Cultura, João Batista de Andrade ressaltou a importância da produção cultural na sociedade. “Através da expressão da sociedade é que passamos a nos entender melhor, nossos problemas, sonhos e desafios e esse projeto é fundamental para a idéia de inclusão social, oferecendo aos jovens possibilidade de acesso à cultura”, disse Andrade.

De acordo com o prefeito de Tambaú, Antonio Agassi (PFL) que discursou representando os prefeitos presentes algumas obras não aparecem para a sociedade e são fundamentais “como as ações na área da cultura, em projetos como esse”, comentou.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação do cantor e compositor Toquinho acompanhado dos 120 jovens do Pólo de Indaiatuba, sob a regência de Samuel Nascimento.

Carlos Prado

Confira a relação dos 150 municípios que receberão pólos do Projeto Guri:

Aguaí, Altair, Altinópolis, Alto Alegre, Alvaro de Carvalho (IDH), Andradina, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Arco-Íris (IDH), Arujá, Avanhandava, Barrinha, Barueri, Bauru, Bento de Abreu, Bilac, Biritiba Mirim, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Botucatu, Cabreúva, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cardoso, Castilho, Catanduva, Clementina, Conchas, Cordeirópolis, Cravinhos, Distrito de Moreira César, Dumont, Echaporã, Elias Fausto, Estiva Gerbi, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Garça, General Salgado, Guará, Guareí, Guatapará, Guzolândia (IDH), Ibitinga, Icem, Iepê, Igarapava, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Ilhabela, Inúbia Paulista, Ipauçu, Ipiguá, Iracemápolis, Irapuru, Itaberá (IDH), Itápolis, Itapuí, Itararé (IDH), Itariri, Itatinga, Itú, Ituverava, Jaboticabal, Jales, Jeriquara, Junqueirópolis, Lavínia, Lençóis Paulista, Lindóia, Macatuba, Mairinque, Maracaí, Marília, Martinópolis, Mineiros do Tietê, Mirante do Paranapanema, Mirassol, Monte Alto, Monte Mor, Morro Agudo, Muritinga do Sul, Nhandeara, Nova Canaã Paulista (IDH), Nova Europa, Nova Lusitânia, Novo Horizonte, Ocauçu, Orindiúva, Ourinhos, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Panorama, Paraibuna, Parapuã, Paulo de Faria, Pederneiras, Pedreira, Pereira Barreto, Peruíbe, Piacatu, Piedade,Pirajú, Pirassununga, Poá, Pompéia,Porto Ferreira, Promissão, Quatá, Ribeira (IDH), Rinópolis, Riolândia, Rubiácea, Salto, Salto Grande, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Cruz da Esperança, Santa Fé do Sul, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, Santa Maria da Serra, Santana de Parnaíba, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio do Pinhal, Santópolis do Aguapeí, São Joaquim da Barra, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Sebastião, São Sebastião da Grama, São Simão, Serra Negra, Severínia, Socorro, Sud Menucci, Tabatinga, Tambaú,Tapiratiba, Taquaritinga, Tarabaí, Torrinha, Três Fronteiras, Tupã, Valparaíso, Vargem Grande do Sul, Vera Cruz e Vinhedo.