Governo moderniza estação Calmon Viana da CPTM

Estação recebeu elevadores, banheiros públicos e uma nova plataforma, além de uma série de melhorias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

sex, 15/10/2010 - 8h50 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h36) 

O governador Alberto Goldman entregou nesta sexta-feira, 15, as obras de modernização da Estação Calmon Viana, localizada na cidade de Poá e que faz a integração entre as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O local, antes acanhado e desprovido de facilidades de acesso, deu lugar a uma estação mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Uma das melhorias mais significativas são os três elevadores localizados na nova passarela metálica totalmente coberta, na cor vermelha, revestida de piso antiderrapante. A CPTM também construiu nova plataforma, a de número 4, no lado norte, que se somará às outras três em operação. Em breve, ela permitirá à estação acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo. A novidade agilizará a chegada e partida dos trens e vai melhorar os fluxos de embarque e desembarque da estação, que já recebe as primeiras novas composições, de um total de 20 que atenderão a Linha 12-Safira.

Detalhes que fazem diferença

Antes inexistentes, banheiros públicos e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência foram construídos. A estação terá um bicicletário anexo, totalmente coberto e com 84 vagas gratuitas, com possibilidade de ampliação, dando mais comodidade e facilidade para os usuários chegarem ao local. Pessoas com deficiência poderão utilizar nova rampa de acesso, que vai da calçada ao nível da plataforma.

As plataformas foram ajustadas, com regularização e elevação do seu nível em concreto. Novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego substituíram os antigos, de cimento, oferecendo mais conforto para o deslocamento dos usuários. Piso e rotas táteis (direcionais e de alerta), atendendo as normas brasileiras de acessibilidade, foram colocados em toda área útil da estação. A CPTM também instalou novas coberturas metálicas nas plataformas, protegendo as pessoas de intempéries como sol forte ou chuva. A estação ganhou nova iluminação, mais abrangente e clara.

Outra novidade é a comunicação visual atualizada (mapas, placas indicativas e totem), mais moderna e com o mesmo padrão que está sendo adotado nas estações recém-inauguradas e trens (novos e reformados). A fachada da estação foi revitalizada, com pastilhas cerâmicas na cor vermelha, e a bilheteria agora possui vidro blindado com intercomunicadores para facilitar o atendimento aos usuários no momento da compra de bilhetes.

Novas salas técnicas, com gerador de energia que permitirá manter os principais equipamentos em operação mesmo em casos de blecaute, e um reservatório de água, com 80 mil litros, também foram incorporadas à estação. A nova caixa d’água permitiu a instalação de sistema de combate a incêndio por meio de hidrantes.

Da CPTM