Governo libera R$ 480 mil para reforma do Instituto Adolfo Lutz de Santos

Unidade ampliará em 70% exames de qualidade da água e de meio-ambiente

qui, 03/05/2007 - 11h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde liberou o repasse de R$ 480 mil para a reforma do Instituto Adolfo Lutz de Santos. A unidade é referência para exames laboratoriais em toda Baixada Santista. O objetivo é ampliar o setor de bromatologia, responsável pela análise de amostras de água e situações relativas ao meio-ambiente. 

Com as obras, a unidade contará com um setor específico para bromatologia. Assim, passará da média de 900 exames mensais para cerca de 1.500 – uma ampliação de 70%. Novos equipamentos serão adquiridos para a unidade. Dentre eles, destaca-se um misturador automático de substâncias químicas. Também serão adquiridos acessórios para o setor de radiologia. A previsão de entrega dos equipamentos é para o próximo mês de julho deste ano. 

A idéia da Secretaria é iniciar a ampliação das outras áreas do Lutz santista, o mais antigo de São Paulo, inaugurado há 60 anos. As obras devem começar assim que esta reforma for totalmente concluída. “A inauguração deste novo espaço permitirá aumento de exames, com técnicas mais modernas”, afirma a diretora da unidade, Regina Gomes de Almeida. 

Toda a reforma do Lutz envolve preocupações relativas à biosegurança. Foram projetados sistemas especiais para captação e escoamento da água utilizada nos exames e do esgoto resultante. Além disso, será instalada a chamada “cabine primária”, o que garantirá oferta mais segura de energia elétrica, aumentando a potência dos equipamentos. 

O Instituto Adolfo Lutz fica na rua Silva Jardim, 90 – Vila Nova, em Santos. O site do instituto é o http://www.ial.sp.gov.br

Com dados da Secretaria de Estado da Saúde

(M.S.)