Estado firma convênio para ampliar serviços no HC de São Bernardo

Com investimento do governo, unidade será nova referência de alta complexidade em cirurgia cardiovascular pediátrica no ABC

ter, 27/03/2018 - 10h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta terça-feira (27), a assinatura do convênio com a prefeitura de São Bernardo do Campo para implementar o serviço de assistência de alta complexidade em cirurgia cardiovascular infantil no Hospital das Clínicas do município.

“O Estado investirá R$ 20 milhões de reais no projeto, que oferece mais leitos de UTI e de enfermaria na unidade. Os novos serviços serão muito importantes para as crianças de São Bernardo do Campo e região”, destaca Alckmin.

O repasse em 2018 para a implantação do serviço está previsto em dez parcelas, abrangendo a ativação de dez leitos de UTI Pediátrica e Neonatal e 17 de enfermaria infantil no HC de São Bernardo do Campo, que se tornará referência para todo o Estado. O custeio será feito integralmente com recursos do Tesouro Estadual, até que o Ministério da Saúde habilite a nova estrutura.

O novo serviço contará com a expertise do Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor), e engloba pré e pós-operatório, procedimentos de hemodinâmica, exames, cirurgia e acompanhamento ambulatorial dos pacientes. A demanda será gerida integralmente pela Central de Regulação de Vagas e Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Agendamentos

A partir de agora, passarão a ser ofertadas mais de duas mil consultas ambulatoriais especificamente de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, mediante encaminhamento dos casos conforme os fluxos do SUS. Os procedimentos cirúrgicos poderão ser agendados a partir de maio de 2018, com capacidade para operar 124 pacientes até o fim do ano. Haverá monitoramento dos indicadores do serviço e da qualidade da assistência.

“A implementação de mais uma referência na realização de cirurgia cardíaca pediátrica é uma grande conquista para o Estado e, consequentemente, para a região do ABC. O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com o atendimento à população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

São Paulo já conta com onze serviços habilitados para realizar cirurgias cardíacas infantis: Incor (Instituto do Coração – HCFMUSP); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP); Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese; HC de Campinas (Unicamp); Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; Hospital Geral de Pirajussara; Hospital de Base de São José do Rio Preto; PUC Campinas; Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; HC Hospital São Paulo (Unifesp) e Beneficência Portuguesa.