Governo do Estado prestigia encontro em SP sobre resíduos orgânicos

Evento realizado no último sábado (30) teve objetivo de despertar a consciência sobre a preservação do meio ambiente

qua, 04/07/2018 - 8h31 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou do “1º Encontro de Meio Ambiente”, promovido pela subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, da capital, e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES-PJ) e Cultura de Paz, no último sábado (30).

O evento teve o objetivo de despertar a consciência sobre o tema e contou com a presença do prefeito regional Pirituba/Jaraguá, Ivan Renato Lima, além do secretário do Verde e Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo, Eduardo de Castro. “A população respondeu ao nosso apelo e desta forma, conseguimos conscientizar a população e preservar o meio ambiente”, afirma Ivan Renato Lima.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, realizado na sede da Associação Comercial Distrital Noroeste. O coordenador da Codeagro, José Valverde, ressaltou a importância do desenvolvimento de hortas comunitárias na revitalização dos espaços onde há descarte irregular de lixo.

Ele informou aos participantes que o resíduo orgânico representa 51% da geração em todo o Estado. “Esse é um desafio de todos nós. Ao mesmo em que temos a grande geração de resíduos orgânicos, também estamos entre os países que mais desperdiçam alimentos. Por isso, precisamos estar juntos na solução desse problema”, explica José Valverde.

Desafios

O coordenador ressaltou, ainda, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de autoria do deputado federal Arnaldo Jardim e aprovada em 2010, ainda é uma política pública desafiadora para os municípios.

Vale destacar que uma das diretrizes da pasta está ligada ao desenvolvimento da agricultura aliada à sustentabilidade, razão pela qual a Codeagro permanece presente na discussão ambiental. “Promover essa integração é uma das orientações do governador Márcio França e do secretário Francisco Jardim”, ressalta José Valverde.