Governo do Estado firma acordo com setor calçadista na área ambiental

Protocolo busca estabelecer procedimentos para gerenciar os resíduos produzidos pelas indústrias da cidade de Franca

sex, 20/07/2018 - 15h05 | Do Portal do Governo

Representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente assinaram um protocolo ambiental com o Sindicato da Indústria de Calçado de Franca (Sindifranca), nesta segunda-feira (16), na capital paulista. O acordo foi firmado, durante a 50ª Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios – Francal 2018, pelo secretário do Meio Ambiente, Eduardo Trani, e o diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos.

O documento busca estabelecer procedimentos para o gerenciamento dos resíduos calçadistas gerados pelas indústrias da cidade de Franca, no interior do Estado. As medidas englobam redução, acondicionamento, armazenamento, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos, transporte com rastreabilidade, destinação e disposição final ambientalmente correta.

“Essa é uma ação absolutamente inovadora, exemplar e que aponta para aquilo que nós esperamos da política pública do Estado. Hoje, nós nos orientamos por uma política pública de conciliação e de convergência”, ressalta o secretário Eduardo Trani.

“Preservar o meio ambiente e crescer tem que ser uma equação que olhe tudo. É o que fazem a Cetesb, como órgão ambiental de controle, e a secretaria, como órgão do fomento e desenvolvimento”, acrescenta.

Destinação

Vale destacar que o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Calçadistas (GIRC) possibilitará caracterizar, gerenciar e rastrear o transporte e a destinação final adequada das empresas associadas. As informações serão disponibilizadas on-line para a Cetesb, o que facilitará as ações de fiscalização e licenciamento.

No primeiro momento, serão atendidas as indústrias de calçados associadas no centro calçadista de Franca e, em seguida, a metodologia deverá ser implantada nos municípios de Jaú e Birigui.

“O protocolo é um marco importante para a relação, sob o ponto de vista ambiental, do setor público com o privado. É importante porque o setor abre as portas para que seja averiguado e seja facilitada a gestão dos resíduos. Com essa facilidade, ambas as partes ganham confiança e, consequentemente, a facilidade do licenciamento”, explica o diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos.

O acordo também foi assinado pelo presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, e pelo coordenador do Comitê Cadeia Produtiva do Comcouro, Samir Nakad. A Francal representa o grande encontro anual que reúne entidades setoriais, indústria, varejo, importadores, representantes de classe, autoridades governamentais e demais esferas públicas voltadas a setor calçadista nacional.