Governo de SP realiza evento caipira em São José dos Campos

Visitantes poderão apreciar gastronomia do interior e conferir peças de artesanato

qua, 08/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, promove entre quarta-feira, 8, e domingo, 12, a oitava edição do “Revelando São Paulo – Vale do Paraíba”. O evento, cujo horário de funcionamento vai das 9h às 21h, vai reunir a cultura tropeira, caiçara e caipira de 79 municípios do Vale do Paraíba. O encontro será realizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos.

Os visitantes poderão conferir costumes comuns da cultura caipira como os bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão à lenha, a galinhada de São Longuinho, o feijão tropeiro, entre outras iguarias culinárias. Também serão expostos artefatos artesanais, distribuídos em 60 tendas de artesanato e 40 de culinária regional.

O evento contará ainda como atividades artísticas e musicais – mais de 100 apresentações já estão confirmadas. Entre os destaques estão o Encontro de Folias de Reis, Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, Encontro de Catira, e a Noite dos Tambores, que reunirá jongo, batuque, samba de umbigada e samba rural.

No sábado, 11, a partir das 9h, as atividades do evento ganham as ruas da região com o tradicional carnaval de rua do interior paulista, em que desfilam, no Cortejo de Bonecões e Cabeções, representantes dos municípios de Caçapava, Lagoinha, Monteiro Lobato, Redenção da Serra e São José dos Campos.

Ainda no sábado, às 12h, chegam ao parque quatro charolas, 12 carros de bois e vários carreiros para o III Encontro de Carros de Boi, após concentração marcada para a sexta-feira,10, em Caçapava.

A entrada para o evento é franca e há estacionamento no local. Acesse a programação completa no site www.revelandosaopaulo.com.br.

Serviço
VIII Revelando São Paulo – Vale do Paraíba

Data: 8 a 12 de julho de 2009 – das 9h às 21h
Onde: Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, Santana – São José dos Campos