Governo de SP promove encontro com pescadores do Pontal do Paranapanema

Propostas apresentadas buscam conformidade entre atividades de pesca e a preservação dos recursos naturais da região

qui, 28/11/2019 - 9h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), promoveu uma reunião de trabalho em Presidente Prudente com representantes das Colônias e Associações de Pescadores do Pontal de Paranapanema.

O encontro abordou a necessidade de atualização das normativas vigentes para conciliar a pesca, atividade representativa na economia da região, à preservação do meio ambiente.

“A pesca profissional é a principal fonte de renda para milhares de famílias da região e a Polícia Militar Ambiental trabalha para proteger os recursos naturais, dentro da legalidade. É preciso harmonizar essas atividades para minimizar conflitos e prover o que é necessário às famílias, mas de forma justa e sustentável”, explica Sergio Marçon, coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da pasta.

Também participaram da reunião o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, major Siqueira Campos, e outros oficiais, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-SP), da Superintendência de Pesca do Ministério da Agricultura, além do prefeito do município de Teodoro Sampaio, Cesar Herling.

“Há muitos anos que os órgãos públicos não olhavam para esse tema no Pontal, que é tão valioso para a região”, salienta Cesar Herling. No início do próximo ano, após consulta junto aos órgãos federais responsáveis, será agendada uma nova rodada de conversas para trazer uma devolutiva às propostas formuladas.