Estado promove encontro sobre meio ambiente com especialistas

Secretaria responsável pela pasta foi palco, na última semana, de reunião com membros de associação voltada ao setor

seg, 25/06/2018 - 17h33 | Do Portal do Governo

Integrantes da Associação dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Seccional-SP, se reuniram com o secretário estadual responsável pela pasta, Maurício Brusadin, para debater as perspectivas de fortalecimento da gestão ambiental local. O encontro ocorreu na última quinta-feira (21), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Para os representantes da Anamma, a audiência foi histórica. Pela primeira vez, a entidade foi recebida por um secretário de Estado para tratar de reivindicações dos órgãos gestores municipais de meio ambiente. Vale destacar que foram discutidos temas prioritários para as cidades em relação ao setor, como revisões de deliberações e o repasse dos valores da Taxa de Controle e Fiscalização (TCFA).

Estiveram presentes Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social de Campinas e presidente nacional da Anamma, e Claudio Scali, secretário de Meio Ambiente de Louveira e presidente da Anamma-SP, além dos dirigentes da associação Nalon de Pedreira e Vanessa Arduína.

Gestão

Também participaram da reunião Eduardo Trani, secretário-adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, e Mario Mantovani, diretor de Relações Institucionais da SOS Mata Atlântica. Maurício Brusadin confirmou as negociações recentes com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sobre a TCFA e o compromisso com o fortalecimento da gestão ambiental.

“A abertura ao diálogo por parte do secretário marca um novo momento, com perspectivas de avanços esperados há muito tempo. A pasta voltou ao caminho das parcerias e tem nosso reconhecimento”, enfatiza Rogério Menezes.

Também na quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu o terceiro evento da parceria Anamma-ONU Ambiente para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica.

Iniciativas

O projeto também tem o apoio das Frentes Parlamentares Ambientalistas e das secretarias de Meio Ambiente nos 17 Estados com ocorrência de Mata Atlântica e prevê cinco cursos a distância (EAD) até o primeiro trimestre de 2019. Atualmente, são mais de dois mil inscritos, do total de quatro mil vagas.

Rogério Menezes explicou a iniciativa, saudou o esforço conjunto com o ONU Ambiente e analisou os riscos de retrocessos na agenda ambiental. Ele também agradeceu às Nações Unidas e ao Governo do Estado pela disposição ao trabalho ambiental.

O secretário Maurício Brusadin fez um breve relato sobre a gestão, com foco na importância dos conselhos. “Quando fortalecemos a participação da sociedade no debate, avançamos na causa. Logo que assumi a pasta, a primeira resolução que assinei foi da ampliação dos conselhos de nossos parques estaduais. O processo de ampliação desses grupos possibilitou a criação de um território de diálogo para trazer à tona os problemas e encontrar os melhores caminhos”, destaca.