São Paulo lança programa de ensino técnico profissionalizante Novotec

Iniciativa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com o Centro Paula Souza

sex, 01/03/2019 - 13h13 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (1º) o Novotec, programa que dará oportunidade aos alunos do Ensino Médio de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante de alta qualidade, simultaneamente, e saírem com dois diplomas.

A iniciativa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição que é referência em educação de excelência no Brasil. Ao final de três anos, serão atendidos 180 mil alunos do ensino médio.

“O objetivo é levar esta educação de excelência do Centro Paula Souza para a rede estadual de ensino em larga escala, através da oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da rede regular”, disse Doria.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. A grade de 6 aulas por dia possibilitará aos alunos um período disponível para trabalhar ou estagiar.

O programa prevê ainda o compartilhamento da infraestrutura e talentos já existentes, utilizando escolas e professores da rede estadual e do Centro Paula Souza para trabalharem conteúdos de forma integrada.

Neste ano já estão sendo oferecidas 5,4 mil vagas do Ensino Médio integrado com o Técnico em 6 aulas diárias – 400 delas em 10 escolas da rede estadual de educação e o restante em ETECs. Ao todo, 36 municípios estão recebendo turmas do Novotec na modalidade integrada. Entre os oito cursos oferecidos estão Desenvolvimento de Sistemas, Comunicação Visual e Cozinha.

Além da modalidade integrada, o programa prevê outras três de curta-duração: Novotec Expresso, Novotec Móvel e o Novotec Virtual. Ao todo, serão mais de 30 mil vagas em 2019 nas quatro modalidades.

“O compromisso ao lançar o Novotec é a confiança na recuperação econômica do Brasil, porque a qualificação desta mão-de-obra com o emprego é exatamente o que mais nos interessa. Qualificar com emprego é integralizar e potencializar o processo”, afirmou o Governador.

Novotec Expresso

Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional em escolas estaduais e laboratórios das ETECs. Em 2019 serão oferecidas 23 mil vagas, em cerca de 600 turmas, espalhadas por 44 municípios, com início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Técnicas em Vendas, Gestão de Pequenos Negócios, Programação, Marketing Digital, Manutenção de Computadores, entre outros.

Novotec Móvel

Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional realizados em unidade móvel (carreta). Em 2019, serão disponibilizadas cerca de 1,5 mil vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Automação industrial, Metrologia, Petróleo e Gás e outros.

Novotec Virtual

Cursos técnicos de curta duração (200 horas e 400 horas) utilizando a estrutura de ensino à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com conteúdo do Centro Paula Souza. Em 2019 serão disponibilizadas 3.000 vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Administração, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e outros.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente em aproximadamente 300 municípios, a instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com 291 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.

As Etecs atendem aproximadamente 208 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 151 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já as Fatecs superam a marca de 83 mil alunos matriculados em 77 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.