Governo de SP discute apoio do Japão para Centro de Treinamento Paraolímpico

Em Tóquio, Governador João Doria também apresentou projeto para criação da Casa de São Paulo, centro de cultura e memória

ter, 17/09/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Governador João Doria durante reunião com a Governadora de Tóquio, Sra. Yuriko Koike

Nesta terça-feira (17), o Governador João Doria se reuniu com a Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, para debater um modelo de cooperação bilateral de manutenção do Centro Paraolímpico Brasileiro, sediado em São Paulo. Durante o encontro, Doria também apresentou projeto para a criação da Casa de São Paulo em Tóquio, nos moldes da Japan House, inaugurada na Avenida Paulista em 2017.

“A Governadora Koike gostou muito, ficou muito sensibilizada com os projetos que apresentamos. Falamos dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, mas, sobretudo, sobre o Centro Paraolímpico Brasileiro, quando solicitei apoio para um modelo de cooperação para sua manutenção”, declarou Doria.

“O espaço é o maior e mais importante da América Latina, forma não só atletas brasileiros, porém é usado para o treinamento de competidores da América do Sul. Além disso, o Centro Paraolímpico também atende pessoas deficientes, de origem humilde, que usam o espaço para treinar e ter uma experiência inclusiva”, acrescentou o Governador.

A criação da Casa de São Paulo em Tóquio tem o objetivo de preservar a memória dos dois países e sediar um espaço para o desenvolvimento de novas parcerias. “Queremos montar um centro cultural e de convivência que preserve a história e a memória dos mais de 100 anos de imigração japonesa. Em São Paulo, que abriga a maior colônia japonesa fora do Japão, já temos a Japan House. Agora, precisamos criar um espaço semelhante no Japão, para resguardar a memória dessa parceria”, afirmou Doria.

Cooperação

Desde 1973, o Governo de São Paulo já assinou 21 acordos de cooperações com o Japão em diversos setores, como segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação, entre outros.

No Brasil, a comunidade japonesa conta com mais de 1,6 milhão de pessoas. Desse total, 1 milhão vivem no Estado de São Paulo. A cidade com o maior número de japoneses fora do Japão é a capital paulista, com mais de 350 mil. Já os cidadãos brasileiros no Japão são cerca de 180 mil, segundo dados tabulados em 2014.

A presença industrial e empresarial japonesa em São Paulo abrange os setores automotivo, eletroeletrônico, construção imobiliária, financeiro, transportes, produtos químicos, consultoria e outros. Yamaha Motor, Toyota, Sony, Nissan, Mitsubishi e Epson são algumas das empresas em destaque.

Polos de desenvolvimento econômico

Neste ano, o Governo do Estado promoveu a criação de 12 polos de desenvolvimento econômico. O objetivo da ação é incentivar o aumento da produtividade da indústria com atração de investimentos e geração de emprego e renda, reunindo políticas para determinados setores produtivos em cada região geográfica de São Paulo.