Governo de SP desenvolve ações de educação digital

Programa Acessa Escola já capacitou mais de 6 mil como monitores de informática

ter, 26/01/2010 - 14h12 | Do Portal do Governo

Com o intenso desenvolvimento das tecnologias digitais e espaço destas no dia-a-dia, o Governo de São Paulo desenvolve cada vez mais ações de educação digital, tais como o Acessa Escola e os cursos técnicos do Centro Paula Souza.

Criado em 2008 pelo governador José Serra, o programa Acessa Escola tem o objetivo de transformar as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet.

Para manter as salas do Acessa Escola, são treinados e contratados estagiários do ensino médio. A capacitação é presencial, com formação online complementar, e compreende três módulos.

Os monitores do programa têm a função de oferecer assistência aos colegas, agendar atividades e controlar o acesso de pessoas aos laboratórios. Até o final de 2009, foram capacitados cerca de 6,2 mil estagiários, sendo 2,7 mil só na capital. Em 2010, mais três mil novos estagiários serão contratados.

Atualmente, mais de 1,4 mil escolas oferecem salas de informática do Acessa Escola, equipadas com mais de 25 mil computadores. A previsão é de que, até o final deste ano, as 3,5 mil escolas estaduais com Ensino Médio possuam salas de informática em pleno funcionamento, com cerca de 64 mil computadores instalados.

Nesta semana, a Secretaria da Educação levará dois mil estagiários do Acessa Escola para a Campus Party, que acontece até o próximo domingo, 31. No encontro, que é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, os estagiários participarão de oficinas, palestras e conferências que serão promovidas pelo evento, considerado o maior do mundo voltado a novas tecnologias e entretenimento eletrônico.

Serão quatro dias de visita ao evento, em grupos de 500 alunos, que terão direito a participar de dois cursos na área de seu interesse. A Campus Party oferece oficinas, palestras e conferências sobre Desenvolvimento, Rede, Segurança, Design, Software Livre, Robótica, Games, Música, Vídeo, Fotografia, Blog, Simulação e Modding.

Na área do ensino técnico, o Governo de SP também articula ações de educação digital. Por meio o Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, o Estado oferece cursos voltados à tecnologia digital nas Fatecs e Etecs. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, é oferecido nas unidades da Fatec de Itu, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Santos, São Paulo e Sorocaba.

As Fatecs oferecem ainda os cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, Informática para a Gestão de Negócios. Nas Etecs, são ministrados os cursos de Informática Industrial, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo