Governo de SP anuncia operação para jogos da Copa América na capital

Composições do Metrô e da CPTM circulam até mais tarde, na abertura do torneio de futebol, para transportar os torcedores

qua, 12/06/2019 - 15h27 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, anunciaram nesta quarta-feira (12) o esquema especial de transporte público e de segurança que a capital paulista terá para os jogos da Copa América.

“É a primeira vez que São Paulo faz um programa tão amplo de segurança, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Guarda Civil Metropolitana, transporte urbano, da Prefeitura de São Paulo, e a linha de trilhos, com CPTM e Metrô, pelo Governo do Estado”, afirmou o Governador.

Acesso

A partida entre Brasil e Bolívia, que abre a Copa América, acontecerá no Estádio do Morumbi, nesta sexta-feira (14), às 21h30. Para viabilizar o retorno do público, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) ampliou o funcionamento do Metrô e da CPTM exclusivamente para essa partida. A estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) ficará aberta até 1h da madrugada de sexta para sábado para o embarque dos torcedores.

Com exceção da Linha 15-Prata (monotrilho), estarão garantidas as integrações com todas as outras linhas de trem e metrô. Fora a estação São Paulo-Morumbi, todas as estações fecham normalmente à meia-noite para embarque, mas continuam recebendo o fluxo de passageiros em trânsito no sistema.

A estratégia envolve também o aumento da frota de trens na Linha 4-Amarela para garantir um intervalo de 3 minutos entre as composições na saída do jogo. Na CPTM, a estação Pinheiros terá reforço de funcionários e a Linha 9-Esmeralda trens reserva para reforçar o serviço, em caso de aumento do volume de passageiros. O reforço no funcionamento do sistema será repetido nos outros dois jogos no Morumbi, nos dias 17 e 19 de junho.

Expresso Copa

Para os jogos em Itaquera, nos dias 22 e 28 de junho e 6 de julho, a alternativa mais rápida para chegar ao estádio será o serviço Expresso Copa, da CPTM, que vai realizar viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera em 19 minutos. O embarque será na plataforma 5 da Estação da Luz. Em cada jogo serão três viagens do expresso, de 30 em 30 minutos, a partir de 2 horas antes dos jogos.

Para quem utilizar o Metrô, é recomendada a chegada ao setor Oeste do estádio por meio da estação Artur Alvim. Já a Estação Corinthians-Itaquera deve ser usada por quem vai ao setor Leste. Esta última vai contar com um módulo adicional para a venda de bilhetes de embarque.

O conjunto de ações integradas da STM envolve também o reforço na fiscalização dos ônibus intermunicipais que será feito pela EMTU.

A operação especial para atender aos dois estádios vai contar também com um trem ambulância, equipado pelo Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) da Secretaria da Saúde, preparado para atender emergências. É uma estratégia preventiva para a necessidade de socorro em massa.

Recomendações

Para evitar filas na ida e na volta, é recomendada a compra antecipada dos bilhetes de acesso ao metrô ou CPTM. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da CPTM, pelo 0800 055 0121, que atende 24h, do Metrô, pelo 0800 770 7722, diariamente das 5h à meia-noite e da ViaQuatro – operadora da Linha 4-Amarela -, por meio do 0800 770 7100, de segunda a sexta das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h.

Trem Ambulância

A operação especial contará com um trem ambulância, equipado pelo Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau), da Secretaria de Estado da Saúde, preparado para atender emergências. É uma estratégia preventiva para a necessidade de socorro em massa.

Para garantir a segurança dos participantes, as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica se juntaram a outros 21 órgãos em uma operação interagências. A Operação Copa América inclui áreas como aeroportos, hotéis, centro de treinamentos e os estádios que receberão as partidas na capital – Morumbi e Arena Corinthians.

“Estamos há quatro meses trabalhando no esquema de segurança da Copa América. Para o primeiro dia, teremos 3.016 profissionais envolvidos com a segurança e serão 754 viaturas”, salientou o general João Camilo Pires de Campos.

A PM ficará responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo com o efetivo regular e 60 vagas de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho (Dejem), além de outras equipes da Corporação. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) haverá ainda uma central de monitoramento envolvendo todas as agências participantes.

Os PMs da operação farão varreduras antibomba e escoltas de delegações. O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) participará com a distribuição de seu efetivo nas rotas previstas e nos bloqueios operacionais no entorno dos estádios.

O Corpo de Bombeiros integrará a operação auxiliando no estabelecimento de medidas para abandono de área em caso de necessidade, combate e extinção de focos de incêndios, socorro às vítimas, inclusive em acidentes de estruturas colapsadas e eventos de contaminação por agentes químicos, biológicos, radioativos e nucleares, além de protocolos para manejo de materiais contaminados.

Efetivo

A Polícia Civil terá equipes táticas nos estádios, inclusive com atiradores de elite. A instituição também atuará no entorno dos locais dos jogos com o objetivo de combater “flanelinhas” e a venda irregular de ingressos. O efetivo será reforçado nos plantões das delegacias nas regiões dos estádios. Além disso, será instalada uma delegacia móvel do lado externo dos locais.

As equipes de peritos criminais, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, ficarão à disposição das autoridades de polícia judiciária nos locais de jogos em dias de partida. Fazem parte da operação interagências, além das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, a Polícia Federal e Rodoviária Federal, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Defesa Civil Estadual e Municipal e a Secretaria da Saúde Estadual.

Além disso, também participam a Prefeitura Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metropolitano de São Paulo (Metrô), CCR (Linha 4 – Amarela), SPTrans, Departamento de Transportes Públicos (DTP), Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto de Pesos e Medias (Ipem), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aeroportos, hotéis e o Comitê Organizador Local (COL).

Treinamento

Em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública, foi realizado na madrugada desta quarta-feira (12) um treinamento inédito de resgate em massa com suporte do metrô, como preparativo para a Copa América. A finalidade é garantir eficácia e celeridade no atendimento a vítimas numa eventual ocorrência de grande porte.

A simulação, que teve duração de sete minutos, foi feita com a mobilização de aproximadamente 200 profissionais, entre equipes de médicos do Grupo de Resgate (Grau), vinculado à Saúde, Bombeiros (SSP) e equipe de segurança da empresa ViaQuatro, responsável pela operação da Linha 4-Amarela do Metrô.

Devido aos jogos nos estádios do Morumbi e Arena Corinthians, o grupo intersecretarial montou um plano de atendimento pré-hospitalar de vítimas, visando alta resolutividade na destinação dos pacientes a hospitais de referência para atendimentos a casos urgentes e emergenciais.

Nos dias dos jogos, profissionais de Saúde estarão alocados nos estádios e, em situação de desastre, farão triagens iniciais no próprio local. Os profissionais contarão com macas e todo equipamento médico necessário para transportar pacientes em vagões-ambulatórios.