Governo de São Paulo convoca doadoras de leite

Voluntárias selecionadas aprendem a retirar e armazenar o produto em casa

qua, 15/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde está chamando mulheres em fase de amamentação para se tornarem doadoras voluntárias de leite materno. Durante o inverno e o período de férias, a quantidade de doações cai, em média, 20%. As interessadas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência.

As mulheres são pré-cadastradas e passam por uma avaliação médica na própria residência. Se aprovada nos exames, o banco de leite passa a retirar as doações na casa da doadora. A mãe doadora recebe toda a orientação necessária para fazer a ordenha em casa e armazenar o leite de maneira correta. “A amamentação é importante e as mulheres podem doar o excedente de leite”, afirmou Maria José Guardia, coordenadora dos bancos de leite do estado.

A funcionária pública Isis dos Santos Silva, 29, é doadora de leite materno no Hospital e Marternidade Leonor Mendes de Barros desde fevereiro. “Recebi informações na maternidade sobre a importância de doar leite materno. Em casa, percebi que tinha leite suficiente para meu filho e para a doação. Procurei o Leonor e passei a doar regularmente”, disse. “Hoje meu bebê mama mais e isso diminuiu meu volume de doação, mas é importante continuar doando. Fico feliz em saber que posso ajudar um outro bebê”, completou.

Isis está entre as principais doadoras da maternidade. De fevereiro a maio doou mais de 29 litros. Atualmente, ela doa cerca de um litro por semana.

No Estado de São Paulo, existem 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora porque reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e acelera o emagrecimento.

As mulheres consideradas potenciais doadoras devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.

Da Secretaria de Saúde