Governo de São Paulo amplia comunicação com cidadão

Redes sociais e serviços por celular permitem maior interatividade das secretarias com o público

sex, 10/07/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo está expandindo sua relação com os cidadãos do Estado. As redes sociais já são ferramenta de comunicação em órgãos como a Secretaria de Comunicação, de Agricultura e Abastecimento,  da Cultura, do Meio Ambiente e também a Fundação Casa. Algumas Secretarias, como a do Emprego e Relações do Trabalho e da Saúde  utilizam mensagens de celular incentivar a doação de sangue ou avisar a um candidato que há uma vaga de emprego disponível.

A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) oferecem informações de seus sites com a tecnologia WAP – Wireless Application Protocol que, em português, quer dizer Protocolo para Aplicações sem Fio. O endereço é http://wap.ambiente.sp.gov.br. Embora seja possível utilizar essa tecnologia por computadores, o WAP foi criado para navegação Web a partir do celular. Além disso, o Meio Ambiente informa sua ações também no Orkut, Flickr e YouTube. 

Desde abril de 2009, as redes sociais também fazem parte da rotina da Secretaria de Comunicação, que mantém perfis ativos em redes como Twitter (governosp), Orkut, YouTube, Flickr e Facebook. O objetivo da iniciativa é prestar contas das ações de governo do Estado à sociedade e, por meio dessas ferramentas, manter o cidadão atualizado sobre as políticas públicas.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Fundação CASA também possuem perfis no twitter (agriculturasp e FundacaoCASA). Por meio desses meios, informam os seguidores sobre eventos, feiras e notícias. Recentemente, a Cultura também criou seu perfil (culturasp), no qual divulga agenda cultural e programas do Estado.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também está na rede. Quem acessa o endereço www.sabesp.com.br já pode ouvir o Sabesp Notícias (informativo semanal do órgão) em formato podcast. O programa é grátis e vai ao ar toda segunda-feira. A Sabesp também está no twitter (ciasabesp) e no YouTube (http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp).

A Secretaria de Saúde criou um blog para “conversar” diretamente com o cidadão. Todas as ações da Pasta, desde mutirões até campanhas de vacinação, são postadas no veículo informativo. As novidades estão em http://www.saudeemacao.blogspot.com/. A Secretaria de Gestão Pública também mantém um espaço interativo na internet, onde divulga assuntos diversos que vão desde a Campanha do Agasalho até a assinatura de acordos de outras Secretarias. O site é http://secretariadegestao.blogspot.com/.

Modernização dos serviços

Uma pesquisa de 2008 do Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que 33% dos domicílios da região sudeste do Brasil tem computador, 54% dos cidadãos tem acesso a internet e 70% dos cidadãos do Sudeste usam telefone celular.

De olho nessa demanda, o Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego por e-mail ou via mensagem de celular (SMS). Desde 1º de março deste ano, foram enviadas mais de 100 mil mensagens.

O envio de SMS fará parte do cotidiano dos funcionários do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas. Eles vão avisar os pacientes sobre consultas com 24h de antecedência. Em breve, o Poupatempo também vai oferecer o serviço para confirmar com antecedência o horário agendando para o cidadão emitir o RG.

Já o usuário do Metrô tem à disposição um serviço de WAP, onde o usuário pode descobrir os destinos, conferir notícias e obter informações sobre as viagens – o endereço é www.metrosp.mobi.

A tecnologia também chegou às salas de aula. A Secretaria Estadual de Educação implantou lousas digitais nas escolas públicas de 26 escolas estaduais de Hortolândia, região administrativa de Campinas. As lousas são fixadas na parede e funcionam como telões. Com um toque de dedo, os professores podem mudar de página para ensinar a matéria para os alunos.

“As ferramentas sociais de comunicação usadas pelo governo paulista são um canal interativo de prestação de contas ao cidadão e de divulgação dos serviços a ele oferecidos. Permitir o uso livre das novas ferramentas da internet nos órgãos públicos vai proporcionar um ambiente mais eficiente e favorável de relacionamento com o cidadão”, afirmou o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Adepto da comunicação virtual, o governador de São Paulo José Serra é um dos principais defensores do acesso irrestrito. Pelo seu twitter (joseserra_), Serra informa sobre inaugurações de prédios públicos, anuncia investimentos, campanhas de saúde, entregas de obras, responde dúvidas, divulga balanços e números, entre outras informações.

Nova determinação

Uma resolução da Secretaria de Gestão Pública, publicada no Diário Oficial de 27 de junho, prevê a liberação do acesso às redes sociais aos funcionários dos órgãos públicos. A nova regra exige que os órgãos paulistas passem a ter acesso irrestrito no ambiente de trabalho às novas ferramentas sociais da web 2.0, que servem como canais de comunicação, armazenamento e compartilhamento de arquivos. Antes da permissão, cada órgão estadual definia o uso da comunicação na rede e algumas áreas da administração pública restringiam parcial ou totalmente esses sites.