Governo convoca doadores de sangue

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar

qua, 10/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está convocando os paulistas para doação de sangue antes do Carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas até a véspera do feriado e evitar que falte sangue, o que pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais.

Tradicionalmente a secretaria percebe redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue em feriados. Aliado às férias, o Carnaval é uma época em que geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes).

No Estado, apenas 2% da população doa sangue. A maioria é do sexo masculino e tem entre 18 e 49 anos. Durante o período de festas e férias, a secretaria e os hemocentros sempre reforçam as doações de sangue por todo o Estado. O esforço agora é para este período pré-Carnaval. O problema para estocar sangue nessa época do ano é identificado em todo o Estado.

“Não há substituto ao sangue humano, por isso é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas”, afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Para saber os endereços dos bancos de sangue no Estado, basta acessar o site www.saude.sp.gov.br 

Da Secretaria da Saúde