Governo continua com campanha de combate à dengue

Além da megacampanha dos "mosquitões", agentes de saúde conscientizam população

seg, 22/02/2010 - 14h39 | Do Portal do Governo

Investimentos em saúde têm sido uma das metas do Governo de São Paulo, principalmente quando o assunto é a dengue, que costuma ser a vilã dos verões. Por isso, a Secretaria da Saúde trabalha junto à população em esquema de conscientização e prevenção da doença.

Nesta semana, é o Terminal Metropolitano São Mateus que recebe os agentes de saúde na campanha de combate à dengue. Eles estarão orientando os usuários, a partir desta segunda-feira, 22, até a próxima sexta-feira, 26, das 9 às 12 horas. Além de receber o folheto explicativo e informações sobre a transmissão da doença, as pessoas também poderão conhecer as larvas e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que estarão em exposição conservados em vidro. Leia mais aqui. A CPTM também tem colaborado com campanhas do tipo, veja.

O mesmo tipo de ação aconteceu antes e durante o Carnaval. Agentes percorreram os barracões das escolas de samba, clubes e o sambódromo distribuindo adesivos com alusão ao combate ao mosquito Aedes aegypti. Confira aqui.

Megacampanha

A megacampanha de conscientização ao combate à dengue preparada pela Secretaria da Saúde para o final de 2009 chamou muito a atenção. Os 12 “mosquitões” alusivos ao aedes aegypti colocados em locais que registraram índice de Breteau (usado para medir a infestação por larvas do mosquito) superior a 1, entre elas o Guarujá, Potim e o bairro da Vila Sônia, na capital paulista, não passaram despercebidos. Cada um deles tinha 2,5 metros de tamanho e foi colocado em uma imensa estrutura de 7 metros de altura, impossíveis de não serem notados. Os mosquitões ficaram presos em enormes potes com a mensagem: “Cuidado: a dengue pode estar perto de você”.

Além dessas cidades, os “mosquitões” invadiram outras no Estado.  Eles também ‘pousaram’ em Presidente Venceslau, Conchas, Três Fronteiras, Francisco Morato e São Joaquim da Barra. A campanha foi realizada em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). As atividades que foram iniciadas oficialmente no dia 27 de novembro dão continuidade ao trabalho realizado durante todo o ano, mesmo nos meses de inverno, quando a incidência da doença é menor. Leia mais aqui e aqui.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça intensa, dores nas articulações e músculos e de erupções cutâneas. A melhor forma de preveni-la é não deixar água limpa e parada em pneus, plantas e demais recipientes.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Saúde, da EMTU e da CPTM