Governo capacita pessoas com deficiência para o setor bancário

Programa ajuda pessoas com deficiência a conseguirem uma colocação no mercado de trabalho

ter, 08/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), participa do Programa FEBRABAN de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário.

A ação é totalmente voltada para o setor bancário e à formação de profissionais com deficiência que posteriormente irão assumir os cargos de auxiliar bancário. O salário inicial varia de R$ 760,09 à R$ 833,33 nos seis primeiros meses e os empregados serão beneficiados com vale – refeição, cesta – alimentação, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, seguro de vida e plano de saúde.

Serão selecionadas 444 pessoas com todos os tipos de deficiências, maiores de 18 anos e com ensino médio completo para participar do programa, que terá início em abril de 2011. As inscrições são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h na Rua Boa Vista, 170 – 1º andar, Centro, São Paulo. Para realizar o cadastro é necessário comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho e laudo médico.

O Programa FEBRABAN de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário é uma iniciativa da própria FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) e também uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo, o Instituto Tecnológico Impacta e a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência).

Os bancos que participam do programa são: BANIF, Bicbanco, Bradesco, Citibank, Cruzeiro do Sul, Carrefour Soluções Financeiras, HSBC, Itaú-Unibanco, Safra, Santander e Votorantim.

O PADEF

O PADEF é um programa criado em 1995 para ajudar as pessoas com deficiência a conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Ele é gerenciado pela SERT e até hoje, quase 10 mil pessoas com deficiência conseguiram emprego por meio dele.

Os candidatos são inscritos no sistema online de intermediação de mão de obra Emprega São Paulo, cursos de qualificação profissional, orientação e eventos que visem ampliar e garantir a inclusão no mercado.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho