Governo avalia 3,2 milhões de estudantes da rede pública estadual

Exame é para diagnosticar dificuldades de aprendizagem já no início do semestre letivo

qua, 07/08/2013 - 17h33 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, vai aplicar aos 3,2 milhões de alunos da rede pública estadual, a Avaliação de Aprendizagem em Processo. O exame avalia o ensino oferecido aos matriculados do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Os resultados vão auxiliar as unidades de ensino no mapeamento individual das principais dificuldades dos alunos, assim serão realizadas intervenções pontuais para a resolução das mesmas e aprimoramento do conteúdo oferecido aos estudantes.

Os professores vão receber um manual para trabalhar os pontos diagnosticados na avaliação. O manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas” tem o objetivo de auxiliar na resolução das dificuldades dos estudantes, com sugestão de intervenções de acordo com a defasagem apresentada.

A prova é dividida entre as disciplinas de matemática e português, sendo 15 questões de múltipla e produção de texto em Língua Portuguesa e outra prova com dez questões objetivas de matemática.

Os exames serão aplicados a partir da segunda quinzena de agosto, em datas definidas de acordo com o cronograma de cada escola. As avaliações serão para as 16 regiões do Estado. Confira a quantidade de estudantes, por região, que farão a prova:

Região de Bauru – 87 mil alunos

Região Central – 64 mil alunos

Região Metropolitana de SP – 1,4 milhão alunos

Baixada Santista – 107 mil alunos

Região de Registro – 31 mil alunos

Região de Campinas – 462 mil alunos

Região de Presidente Prudente – 61 mil alunos

Região de Ribeirão Preto – 88 mil alunos

Região de São José do Rio Preto – 97 mil alunos

Região de Franca – 49 mil alunos

Grande ABCD – 230 mil alunos

Região de Sorocaba – 240 mil alunos

Região de Marília – 77 mil alunos

Região de Barretos – 17 mil alunos

Região de São José dos Campos – 168 mil alunos

Do Portal do Governo do Estado