Governo automatiza 200 estações hidrológicas

Postos fazem o monitoramento dos volumes de chuvas, vazão dos rios, níveis dos lençóis freáticos e transporte de sedimentos

sex, 02/08/2013 - 16h31 | Do Portal do Governo

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) está iniciando a automatização de 200 estações hidrológicas localizadas nas UGRHIs (Unidades de Gestão de Recursos Hídricos) dos rios Mogi; Sapucaí Mirim Grande, Pardo, Baixo Pardo Grande, Sorocaba Médio Tietê, Tietê Jacaré, Alto Paranapanema, Turvo Grande, Tietê-Batalha, Médio Paranapanema, São José dos Dourados, Aguapeí-Peixe, Pontal do Paranapanema, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista. A modernização beneficiará toda a população do Estado e foram investidos R$ 3 milhões.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Ao todo a rede é composta de 829 postos (629 postos pluviométricos, 150 postos fluviométricos e 50 postos piezométricos) que fazem o monitoramento dos volumes de chuvas, vazão dos rios, níveis dos lençóis freáticos e transporte de sedimentos. Os dados encontram-se disponíveis no site.

Com as informações das estações é possível quantificar o volume de água superficial e subterrânea disponível ao longo do ano, estabelecer limites disponíveis para atender às demandas de uso da água ao longo do ano, definir os parâmetros para projetos de drenagem, construção de reservatórios para abastecimento público e controle de enchentes e para concessão de outorgas para uso da água. 

Do Portal do Governo do Estado