Governo assina convênio com prefeitura de Vargem Grande Paulista para capacitar trabalhadores

Serão criados cursos gratuitos de Auxiliar de Contabilidade e Técnicas de Atendimento e Vendas

sáb, 31/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assina neste sábado, 31, convênio com o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, para implantação de cursos gratuitos de formação inicial e continuada de trabalhadores, nas funções de Auxiliar de Contabilidade e Técnicas de Atendimento e Vendas. 

Os cursos terão turmas de 30 alunos e duração de quatro meses. A previsão é que os primeiros alunos já comecem a frequentar as aulas no próximo semestre. Ao final do curso, eles receberão certificados de qualificação profissional. 

De acordo com a parceria, a prefeitura disponibiliza o local e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), ligada ao Centro Paula Souza – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado – fica responsável pela contratação de docentes e pela aquisição de material didático. 

Os cursos 

O curso de Auxiliar Contábil capacita profissionais para atuar em empresas industriais, comerciais e de serviços – especialmente em escritórios de contabilidade – para a execução das rotinas contábeis. Dentre as atividades, o profissional é capacitado para organizar documentos e fazer a classificação contábil; gerar lançamentos contábeis; auxiliar na apuração de impostos; conciliar contas e preencher guias de recolhimento e de solicitações a órgãos do governo; além de emitir notas de venda e de transferência e realizar o arquivamento de documentos. Para participar do curso é necessário ter mais de 20 anos e comprovar a conclusão do Ensino Fundamental. 

Já o curso de Técnicas de Atendimento e Vendas prepara profissionais para atuar na área de vendas, com domínio das técnicas de atendimento e de relacionamento com clientes, com base na ética profissional e no Código de Defesa do Consumidor. Para participar do curso também é necessário ter mais de 20 anos e comprovar a conclusão do Ensino Fundamental. 

Da Secretaria de Desenvolvimento