Governo anuncia criação do curso de Administração em cinco municípios da região de S. José do Rio Preto

Novas vagas fazem parte do Programa de Expansão da Educação Profissional do Centro Paula Souza, uma das prioridades do Governo

qua, 24/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira, 24, convênios com as prefeituras de Santa Adélia, Tabapuã, Uchoa, Cedral e Potirendaba para a criação de classes descentralizadas do Centro Paula Souza, com o curso técnico gratuito de Administração, nos cinco municípios da região de São José do Rio Preto.

Santa Adélia

O primeiro convênio foi assinado com o prefeito de Santa Adélia, Marcelo Hercolin, durante solenidade Câmara Municipal. Pelo acordo, o município contará, a partir do segundo semestre, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno. A classe descentralizada funcionará na Escola Municipal Profª Robe Ramalho de Miranda Abdo, no centro de Santa Adélia. As aulas serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Elias Nechar, de Catanduva.

Tabapuã

Em seguida, o secretário Geraldo Alckmin foi até a cidade de Tabapuã e assinou convênio com a prefeita Maria Felicidade Peres Campos Arroyo, durante solenidade na Câmara Municipal. Pelo acordo, o município contará, a partir do segundo semestre, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno.  A classe descentralizada funcionará na Escola Municipal Monsenhor João Telho, no centro de Tabapuã. As aulas também serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Elias Nechar, de Catanduva.

Uchoa

Após o evento em Tabapuã, o secretário seguiu para Uchoa, onde assinou na Câmara Municipal, convênio com o prefeito José Cláudio Martins para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na cidade, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Doutor Paulo Birolli Neto, no centro de Uchoa, no período noturno, por professores da Etec de São José do Rio Preto. As atividades terão início no 2° semestre de 2010.

Cedral

Depois o secretário foi para Cedral, onde assinou no Salão da 3ª Idade, convênio com o prefeito José Luiz Pedrão para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza no município, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Professora Lucia Novais Brandão, no centro de Cedral, no período noturno, por professores da Etec de São José do Rio Preto. As atividades também terão início no 2° semestre de 2010.

Potirendaba

Por último, o secretário esteve em Potirendaba, onde assinou convênio com a prefeita de Gislaine Montanari Franzotti, durante solenidade na Câmara Municipal. Pelo acordo, o município contará, a partir do segundo semestre, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno.  A classe descentralizada funcionará na Escola Municipal Maestro Antonio Amato, no centro de Potirendaba. As aulas também serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Philadelpho Gouvêa Neto, de São José do Rio Preto.

Sobre o curso

O técnico em Administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento