Governo abre exposição ‘Marca da Terra’, sobre a gastronomia de SP

Uma das atrações do SP Gastronomia, a mostra gratuita permanece em cartaz no Palácio dos Bandeirantes até 17 de novembro

ter, 15/10/2019 - 10h31 | Do Portal do Governo

Abertura da exposição “Marca da Terra”

resumo em 3 tópicos

  • Mostra apresenta peças do Acervo dos Palácios e 40 imagens de fotógrafos
  • Fotografias fazem referência aos ingredientes, sabores, agricultura e culinária regional de São Paulo
  • Exposição integra o SP Gastronomia, evento do Governo de São Paulo que reúne atrações gastronômicas em 16 regiões do Estado

Nesta segunda-feira (14), o Governador João Doria inaugurou, no Palácio dos Bandeirantes, a exposição “Marca da Terra”. Integrante do SP Gastronomia, evento do Governo de São Paulo que reúne atrações gastronômicas em 16 regiões do Estado durante o mês de outubro, a mostra apresenta peças do Acervo dos Palácios e 40 imagens dos fotógrafos Delfim Martins, Rodrigo Bari, Henrique Peron e Iara Venanzi, que têm como referência a culinária.

“Tomamos a iniciativa de transformar o Palácio dos Bandeirantes em um centro de difusão de arte. Sou um entusiasta da cultura e da arte de maneira geral, em especial da fotografia. Temos estimulado exposições, valorizando o trabalho de grandes fotógrafos”, ressaltou Doria. “O SP Gastronomia é um projeto lindo, com apoio transversal de outras secretarias e a exposição Marca da Terra é mais um evento dentro do programa, que vai até o fim deste mês em todo o Estado”, acrescentou o Governador.

Atrações

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios estão expostas porcelanas francesas da primeira metade do século XX e utensílios domésticos como bule e moedor de café, entre outros. As fotografias fazem referência aos ingredientes, sabores, agricultura e culinária regional de São Paulo.

Os profissionais convidados para a mostra já tinham seu trabalho voltado ao tema. O português Delfim Martins, radicado na capital paulista há cerca de 60 anos, é um deles. Fotógrafo profissional desde 1973, ele se especializou em fotografia agrícola, construindo um vasto acervo sobre a produção de alimentos no Brasil. O profissional tem o trabalho publicado em dezenas de livros sobre o tema no Brasil e no exterior.

Formado em Marketing, o paulistano Rodrigo Bari decidiu, a partir de 2005, associar sua produção autoral com o trabalho comercial e publicitário focado em gastronomia. Antes de ser fotógrafo profissional, o também paulistano Henrique Peron decidiu fechar o restaurante que possuía na capital para se concentrar na fotografia de alimentos.

Já Iara Venanzi iniciou a carreira profissional como fotógrafa em agências de publicidade, produzindo durante vinte anos reportagens em várias regiões do Brasil e em diversos países, com enfoque nos hábitos, cultura e comportamento.

Obras

No mesmo espaço expositivo, quem visitar o Palácio dos Bandeirantes poderá apreciar outras importantes obras de arte, tais como Operários, de Tarsila do Amaral, Festa do Divino em Paraty, de Djanira da Motta e Silva, e o painel de Antonio Henrique Amaral denominado São Paulo – Brasil: criação, expansão e desenvolvimento.

A exposição “Marca da Terra” fica em cartaz de 15 de outubro a 17 de novembro. A programação completa de ações do SP Gastronomia está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br.

SERVIÇO

Exposição ‘Marca da Terra’
Período: 15 de outubro a 17 de novembro de 2019
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 (entrada pelo Portão 2) – Morumbi – São Paulo
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (de hora em hora), com permanência até 17h
Orientações: Chegar com antecedência de 15 minutos para apresentação de documento oficial com foto e preenchimento do cadastro de visitante
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Entrada gratuita
Informações: (11) 2193-8282/8623
Solicitação de agendamento: monitoria@sp.gov.br