Governador premia 18 Conselhos Comunitários de Segurança por projetos de alcance social

Solenidade foi realizada neste sábado, no Palácio dos Bandeirantes

sáb, 10/06/2006 - 19h28 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo entregou neste sábado, dia 10, o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária a 18 Conselhos Comunitários de Segurança. Em sua quarta edição, o prêmio visa motivar os Conselhos e divulgar as ações de participação comunitária.

“A polícia não pode ser isolada, ela tem de ser comunitária. E ela só pode ser comunitária com a participação dos Consegs”, disse o governador, ressaltando a importância dos conselhos de segurança.

Entre os selecionados, o Conseg de Mogi Guaçu, da região de Campinas, recebeu o prêmio Destaque 2006 de Participação Comunitária com o projeto “Conseguir – União, Inclusão e Resultado”, que ofereceu cursos de formação profissional e acompanhamento social e psicológico para adolescentes em situação de risco.

Participaram da cerimônia a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, o vereador da Capital Ricardo Montoro, representante da família do ex-governador, a secretária Chefe da Casa Militar, Coronel Fátima Ramos Dutra, representantes de Consegs, entre outras autoridades.

Veja quais foram os Consegs premiados e os respectivos projetos:

Prêmio Destaque Anual 2006: Conseg Mogi Guaçu. O projeto ofereceu cursos de formação profissional e acompanhamento social e psicológico para adolescentes em situação de risco social. Com esse apoio, boa parte dos que participaram do projeto entrou no mercado de trabalho.

Projetos premiados:

Conseg São José dos Campos

Projeto: P favorecidos.<>

Projeto:>

  Projeto: Parceiros da Escola. O projeto do Conselho promoveu palestras educativas em escolas e entregou camisetas de uniformes para levantar a auto-estima dos alunos menos favorecidos.

Conseg Praia Grande

Projeto: Conseg nas Escolas. Os CONSEGs Norte e Sul da Praia Grande se uniram na realização de palestras educativas em escolas municipais com temas como: solidariedade, não violência, cidadania, entre outros.

Conseg Sorocaba – Norte

Projeto: Escola Nota 10 – Fase II – Valorização da Vida. Para dar continuidade a um projeto que gerou bons resultados, a segunda fase da Campanha “Escola Nota 10” buscou conter a entrada de adolescentes no mundo das drogas, evitando o consumo e o tráfico.

Conseg Bauru – Centro / Sul

Projeto: Comunidade em Ação Contra a Fome – Passeio Ciclístico. Para participar do passeio ciclístico organizado pelo Conseg, cada pessoa doou 2 quilos de alimento. Os itens arrecadados foram distribuídos para a população carente da região sul de Bauru.

Conseg São Paulo – Alto da Mooca

Projeto: Educação e Valorização dos Trabalhadores da Região da Mooca – Drogas / Álcool. O projeto alfabetizou trabalhadores e reduziu o quadro de analfabetos da região. Além de trabalhadores, outros jovens e adultos receberam reforço escolar.

Conseg São Paulo – Heliópolis

Projeto: GEPAR – Grupo Especial em Projetos e Ações Rápidas. O projeto forma voluntários para atenderem em situações de emergência e risco, tais como afogamento, alagamento, incêndio e   atropelamento. Esse atendimento pode ser efetivo ou comunicando-os aos órgãos responsáveis.

Conseg São Paulo – Parque Novo Mundo / Vila Sabrina

Projeto: Conseg Futsal Sub 11, 13 e 15. O projeto visa à integração social e educacional por meio da prática do futebol de salão. Só participam do projeto os alunos com 70% de freqüência nas aulas e 100% de freqüência no projeto.

Conseg São Paulo – São Miguel Paulista

Projeto: Melhoramentos na Praça, Instalação de Biblioteca Pública, Telecentro e Posto da GCM. A iniciativa colaborou na construção de uma base do GCM. O terreno ao lado, antes freqüentado por marginais, foi recuperado e agora há uma praça, uma biblioteca e um telecentro.

Conseg São Paulo – Perdizes / Pacaembu

Projeto: Prédios Antenados. Com a utilização de rádios intercomunicadores, os operadores dos equipamentos instalados em nove prédios da região mantêm comunicação contínua e direta com as polícias para reduzirem a criminalidade do lugar.

Conseg Ribeirão Pires

Projeto: Campanha Desarme-se. Colocando cartazes em escolas e em entidades públicas e privadas do município, o projeto conscientizou a população sobre a importância do desarmamento na redução da violência. Isso aumentou a adesão à entrega voluntária de armas.

Conseg Mairiporã

Projeto: Paz aos Soldados. O projeto distribuiu Bíblias a 80 policiais. A pessoa que entregou a Bíblia ao policial, tornou-se seu intercessor para assuntos espirituais, alguém com quem o policial pode contar nos conflitos pessoais.

Conseg Osasco

Projeto: Campanha de Prevenção aos Golpes e Contos Aplicados por Estelionatários. A comunidade recebeu informações sobre quais são os golpes de estelionato mais comuns, onde eles são aplicados com maior freqüência e como podem ser evitados.

Conseg São Paulo – Parque São Rafael

Projeto: Se Esse Bairro Fosse Meu. Por meio de um concurso de redação na rede pública de ensino sobre o tema “Se esse bairro fosse meu” e do incentivo ao plantio de árvores na região, o Conseg envolveu a comunidade e policiais na realização de ações positivas que fizeram com que as pessoas valorizassem seu bairro.

Conseg Osvaldo Cruz

Projeto: Uma Nova Janela. Foram oferecidas aulas gratuitas de informática a portadores de necessidades especiais, por meio de parceira com profissionais especializados e com conhecimento em LIBRA – Linguagem Brasileira de Sinais.

Conseg São Paulo – Jardim São Luiz

Projeto: Era Uma Vez… Desenvolvimento de atividades que estimulem o interesse pela cultura e afastem crianças e adolescentes do mundo do crime, colaborando para a formação social e moral dos beneficiados.

Conseg São Joaquim da Barra

Projeto: Prevenção – A Grande Solução II. O projeto busca conscientizar sobre a importância da prevenção. Isso é feito com a integração da Polícia e a comunidade em eventos sociais, nos quais são montados estandes educativos de entidades civis e militares da região.

Conseg Bauru Sudeste

Projeto: 1° Kart in Fest – Corrida das Estrelas. O Conseg promoveu um evento no Kartódromo “Toca da Coruja”, em Bauru, com o objetivo de angariar recursos para auxiliar a Base Comunitária da Polícia Militar da região.