Governador José Serra recebe comitiva de Israel em São Paulo

Visita serviu para debater oportunidades para desenvolver pesquisas científicas conjuntas

ter, 21/07/2009 - 18h54 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, recebeu, nesta terça-feira, 21, o vice-Primeiro Ministro de Israel Avigdor Lieberman no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A reunião foi marcada para discutir a ampliação da troca de conhecimentos entre o país árabe e o Estado.

O principal tema da reunião foi a troca de experiências na área científica. Foram debatidos assuntos como o uso da água, o desenvolvimento sustentável, a bioenergia, energias renováveis, técnicas agrícolas e a nanotecnologia. Cerca de 50% da produção de conhecimento científico do Brasil está no Estado de São Paulo e Israel também se destaca nesse campo. Por isso, o debate foi benéfico para ambas as partes.

Além do governador de São Paulo e do representante do Governo de Israel, também participaram do encontro o vice-governador do Estado, Alberto Goldman, o presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pequisa do Estado de São Paulo), Celso Lafer, o presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Gesner Oliveira, o embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, a vice-diretora geral para a América Latina, Dorit Shavit, a deputada israelense Ruhama Abraham Balila, o assessor político do ministro, Naor Itzhak Gilon, e Sharon Shalon, chefe de gabinete do ministro.

“Um dos assuntos sobre o qual o governador comentou, relatando uma visita que ele fez a Israel como ministro da Saúde, foi o interesse dele na produção de genéricos. O ‘capítulo genéricos’ foi um dos pontos importantes da gestão dele. Ele (Serra) procurou trabalhar também hipóteses de produção de genéricos por meio de firmas israelenses”, afirmou o presidente da Fapesp, Celso Lafer, o único que falou após a reunião.

Para Lafer, política internacional não se faz apenas no plano federal. “Existe espaço para a atuação dos Estados como existe espaço para a participação da sociedade civil”, completou.

Na ocasião, Serra fez questão de elogiar a importância que a comunidade judaica tem no Estado de São Paulo. Durante o encontro, os representantes de Israel e do Governo de São Paulo trocaram presentes.

Do Portal do Governo de São Paulo