Governador José Serra participa de homenagem à equipe do Gate

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira, 15, em São Paulo

ter, 15/05/2007 - 16h22 | Do Portal do Governo

O governador José Serra homenageou integrantes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar, no 3º Batalhão de Polícia de Choque, nesta terça-feira, 15, na Capital. A família campineira vítima de um dos mais longos seqüestros da história de São Paulo, resolvido no final de abril, também recebeu os cumprimentos do governador.

“Quero transmitir publicamente nosso agradecimento. Não apenas pelas ações em Campinas, mas por todas as ações que vocês têm desenvolvido na proteção da população de São Paulo, na entrega de melhores condições de segurança para nosso povo”, disse o governador José Serra no final da manhã de hoje no bairro Vila Maria.

As autoridades acompanharam uma demonstração das atividades táticas desenvolvidas pelo Gate. Foram apresentadas simulações de desarmamento e remoção de artefatos explosivos, negociação com seqüestradores e resgate de reféns. “O Gate cumpre uma função delicada, indispensável e arriscada. Precisamos ter gente treinada, equilibrada e preparada para essas emergências”, disse o governador ao final dos exercícios.

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, mencionou as preocupações do efetivo durante as atividades. “Não há valor maior do que uma vida, não há valor maior do que a integridade física das pessoas”.

Marzagão também lembrou do episódio de Campinas. “Tive a oportunidade de acompanhar a cada momento e informar vossa excelência dos acontecimentos. Senti a aflição de vossa excelência em relação aos acontecimentos e recebi a orientação que tem marcado seu governo na política de segurança: firmeza com equilíbrio”. Na ocasião, uma mãe e seus três filhos foram mantidos como reféns mais de cinqüenta horas. A ocorrência foi resolvida pelo Gate em 26 de abril deste ano sem o registro de vítimas.

Grupo Especial

O Gate é uma tropa especial da PM criada em 1988 para participar da resolução de ocorrências que exigem treinamento específico e equipamentos especiais. Os policiais são chamados para atuar em ações de combate ao terrorismo, em operações com explosivos, rebeliões em estabelecimentos prisionais e ações com criminosos armados em locais de difícil acesso ou com reféns.

Os oficiais responsáveis pelo treinamento buscaram inspiração na equipe da SWAT norte-americana. Depois, em outros grupos internacionais como a SAS, da Inglaterra, e o GSG9, da Alemanha. Os integrantes do Gate já fizeram treinamento em diversos países, como Israel, Estados Unidos, Espanha, Chile e Colômbia.

O grupo, que já contabiliza mais de três mil atuações, é composto por esquadrões táticos especiais divididos em equipes de negociação, anti-bombas, e de snipers (atiradores de elite). Hoje o Gate ministra programas de treinamentos para policiais de todo o Brasil.

Manoel Schlindwein