Governador inaugura obras em três estradas vicinais de Guaratinguetá

O DER investiu R$ 1,4 milhão de reais na melhoria de mais de 20 quilômetros de estradas

ter, 08/05/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou na tarde desta terça-feira, 8, obras de pavimentação e recapeamento nas estradas vicinais de Taquaral, Pedrinhas e Gomeral, no município de Guaratinguetá. Mais de 20 quilômetros de rodovia passaram por obras de beneficiamento realizadas através de um convênio firmado entre o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o município.

“Guaratinguetá vira agora o centro do mundo e queremos compartilhar dessa alegria de forma muito sincera. Essa estrada é essencial para levar até a Fazenda Esperança onde Sua Santidade vai fazer o reconhecimento mundial da obra deste setor de sua igreja”, disse o governador fazendo referência ao centro de reabilitação de jovens que será visitado pelo Papa.

 “José Serra é um homem de palavra”, afirmou Junior Filipo, prefeito de Guaratinguetá. “Em poucos dias de governo, com uma situação orçamentária complicada, vossa excelência esteve em Guaratinguetá, assumiu os compromissos e disse ‘prefeito, durma em paz porque o dia que a Assembléia Legislativa aprovar o orçamento tudo será resolvido’. E foi”, completou Filipo, em seu discurso.

O anfitrião do Papa, frei Hans Stapel, estava igualmente satisfeito com a conclusão da obra antes da chegada do Sumo Pontífice. “Realmente, em pouco tempo o senhor governador mostrou o impulso e a decisão que tem para resolver o problema da estrada, porque a chegada do Papa é um momento especial e não podemos recebê-lo de qualquer jeito”, explicou.

O DER investiu R$ 1,4 milhão de reais nas obras. Entre os trabalhos executados estão a troca do tabuleiro da ponte de madeira por uma estrutura metálica com tabuleiro em concreto, melhorias no leito, base, drenagem, pavimentação e sinalização vertical, horizontal e taxas reflexivas em trecho de quatro quilômetros em terra conhecido como vicinais de Gomeral e Taquaral.

Por fim, foi feita a recuperação na pavimentação existente, aplicação de camada impermeabilizante de 5 mm de micropavimento, instalação de sinalização vertical, horizontal e tachas reflexivas no trecho de 16,5 quilômetros da vicinal de Pedrinhas.

Os trabalhos foram iniciados em 15 de fevereiro deste ano e concluídos no dia 4 de maio – 35 pessoas trabalharam nas obras. “O DER foi muito expedito e competente”, afirmou Serra que, após o término da solenidade de entrega das obras, fez breve visita às instalações da Fazenda Esperança.

Manoel Schlindwein