Governador fala sobre etanol e protecionismo

Durante seminário no novo Centro de Estudos Americanos da Faap, José Serra aborda tema-chave nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

seg, 07/05/2007 - 16h13 | Do Portal do Governo

O governador  José  Serra cobrou o fim do protecionismo norte-americano no comércio  de  etanol  com  o  Brasil. “É indiscutível que o etanol abre uma etapa  boa  para  frente.  É  um desafio importante que se coloca [o fim do protecionismo].  Interessa  ao Brasil fomentar a diversificação da produção em  escala  internacional”, declarou o governador durante seminário no novo Centro  de Estudos Americanos, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), zona oeste da capital paulista.

Serra  lembrou do almoço que teve com o presidente George W. Bush quando de sua visita ao Brasil, no início de março, onde tratou do tema. “Não sei até quando  esse  protecionismo  vai  durar.  Mas o fato é que, se depender dos Estados  Unidos,  eles  não  vão  dar  uma  grande abertura ao Brasil nessa matéria,  vão  preferir  a diversificação da oferta, vão optar por negócios especiais  dentro  de  uma  política  de  bi-lateralismo  comercial que é a estratégia que tem sido implantado na prática”, disse o governador ao final do seminário “Olhares Cruzados: a Sedução, a Simplificação e o Equívoco”.

“Mas, de toda maneira, a questão do etanol põe desafios que eu mesmo aqui citei,  mais no sentido provocativo para debates posteriores. Talvez um dos próximos passos seja a organização de um seminário desta natureza”, sugeriu o governador em palestra que contou com a presença dos embaixadores Sergio Amaral e Rubens Ricupero. Apesar dos comentários, o governador fez questão de enfatizar a importância do país para os brasileiros. “Os Estados Unidos são  isoladamente  o  país  mais importante para o Brasil nas suas relações internacionais”.

Serra  disse ainda que o Estado deve se destacar nas relações entre os dois países. “Creio  que  São  Paulo,  isoladamente,  sem  qualquer  pretensão hegemonista,  deve  ter  um  papel,  em matéria de relações internacionais, respeitado  naturalmente  a condução da esfera federal, de multiplicar suas iniciativas”,  disse  o  governador,  lembrando  que é em São Paulo onde se localizam dois terços da produção e 75% das exportações de etanol.

Centro de estudos

O  Centro  de  Estudos  Americanos  da  FAAP  tem  como  objetivo ampliar o conhecimento  entre  Brasil e Estados Unidos, contribuindo para a qualidade das relações diplomáticas, culturais, econômicas e políticas. As atividades do  centro  serão  desenvolvidas em conjunto com universidades e centros de pesquisa sobre relações internacionais dos dois países. “Fico  satisfeito  com a criação deste centro pela FAAP, que dá seqüência a um  conjunto  de atividades de natureza cultural e acadêmica. A inauguração de  um  centro  como este vai ser um local  de debate a respeito do país ou das  relações  entre Brasil e Estados Unidos”, disse José Serra nesta manhã para  um  auditório  que conferiu, momentos antes, palestras do antropólogo Roberto  da Matta, do professor Abraham Lowental, da University of Southern Califórnia,  do  professor  Peter  Hakim,  do  Inter American Dialogue e da presidente do conselho de curadores da FAAP, Celita Procópio de Carvalho.

Os organizadores do Centro  Estudos Americanos da FAAP planejam realizar encontros,  palestras  e  seminários,  patrocínio de pesquisas, promoção de intercâmbios de conferencistas e apoio à formação de especialistas.

Manoel Schlindwein