Governador entrega medalhas no Instituto Butantan

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 31, na sede do instituto, na capital

qui, 31/07/2008 - 19h52 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou na tarde desta quinta-feira, 31, na zona oeste da capital, a medalha Instituto Butantan, na sede do instituto, ao médico Masato Tashiro e ao diretor da JICA (Japan International Cooperation Agency) no Brasil, Masahiro Kobayashi. A honraria é concedida a personalidades com importante atuação nas áreas de ciências biomédicas e foi entregue durante o simpósio “Inovações em Imunobiológicos e Toxinas Animais”.

Há oito anos a agência apóia o curso internacional de treinamento em desenvolvimento de imunobiológicos, dentro do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP – Third Country Training Program). A iniciativa é composta por cursos de treinamentos oferecidos por instituições brasileiras, no Brasil, a países da América Latina e da África. O objetivo da JICA, parceira do Butantan, é incentivar a transferência de conhecimento e estimular a cooperação técnica entre países em desenvolvimento.

Já Masato Tashiro, médico graduado pela Universidade Tohoku, considerado um dos maiores especialista em virologia, responde por laboratórios da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Japão. Tshiro é conselheiro para o desenvolvimento do programa de vacinação no Brasil.

“O intercâmbio de pesquisadores, de idéias e também de aporte de recursos é fundamental. Por isso merece nossa homenagem. A agência japonesa tem cooperado com o Governo do Estado não apenas na área da saúde”, ilustrou Serra.

Além do governador Serra, prestigiaram o evento o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, o diretor do Butantan, Otavio Azevedo Mercadante, e o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw.

Cleber Mata

(I.P.)