Governador anuncia criação de Hospital do Homem

Lançamento acontece em visita ao Mutirão de Saúde do Homem, que vai até dia 10 no Hospital Estadual Ipiranga, na Capital

ter, 07/08/2007 - 10h14 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 15h50)

O governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 7, a criação do primeiro Hospital do Homem do país, a ser instalado na região central de São Paulo. Ele fez o anúncio no Hospital Estadual Ipiranga, na Capital, onde foi conferir o Mutirão de Saúdo do Homem.

“A saúde do homem apresenta questões específicos, como é o caso dos problemas da próstata. Estamos empenhados em que este atendimento específico conte com o respaldo de um centro de referência em São Paulo”, disse o governador José Serra.

Segundo o governador, a iniciativa “preenche uma lacuna que há dentro do sistema de saúde”. E ressaltou: “Este é um projeto pioneiro no Brasil”. Antes de conceder entrevista coletiva, ele visitou as UTIs do hospital e aproveitou para medir a pressão. “Deu 12,5 por 8, que é meu normal”, informou.

O novo hospital, que teve projeto elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde, será entregue em 2008 à população. Para tanto, um prédio está em construção no Hospital Brigadeiro, na Capital. Chamado de Centro de Referência da Saúde do Homem, a unidade faz parte do projeto de reforma completa do Hospital Brigadeiro que está em curso e no qual o governo do Estado está investindo R$ 18,2 milhões. “Um centro de referência é importante porque ele irradia a tecnologia do atendimento”, explicou o governador.

Especialidades

Na área de andrologia do novo hospital os pacientes contarão com três setores: sexualidade (que abordará a questão com adolescentes, adultos e idosos, além de problemas de ereção); esterilidade (que também terá programas de paternidade e vasectomia); e trans-sexo (que atenderá trans-sexuais e também terá programas de amparo psico-emocional, orientação legal e cirúrgica).

O departamento de patologias da próstata será dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).

Já na área de urologia o centro contará com profissionais de nefrourologia (hipertensão renovascular e transplante renal), endocrinourologia, neurourulogia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica.

“A criação de um centro deste porte, além de ser um projeto pioneiro em todo o país, transforma São Paulo em referência da saúde do homem”, afirma o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. “A saúde do homem é tão importante quanto a da mulher. Mas até hoje vem sendo deixada de lado. Os homens são os ‘campeões’ no ranking de doenças como problemas no coração e sífilis”, completou.

Mutirão

O Muitirão de Saúde do Homem está sendo realizado desde a segunda-feira, 6, e vai até a sexta-feira, 10. Especialistas do Hospital Ipiranga desenvolvem ações gratuitas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças masculinas como câncer de próstata, varizes, aneurisma de aorta, diabetes e hipertensão.

O governador explicou que o mutirão realizado no Hospital Ipirnga é uma experiência piloto que depois será implementada em todo o Estado. Cerca de 300 homens são atendidos por dia.

Homens com 40 anos de idade ou mais poderão participar do mutirão, sem necessidade de agendamento prévio. Após preencher ficha de atendimento, os pacientes farão teste rápido de colesterol, triglicérides e glicemia, além de coletar sangue para exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pela próstata, que fica pronto em aproximadamente duas horas.

Na seqüência, os participantes passarão por profissionais do Grupo de Hipertensão, para medir a pressão arterial e avaliar o resultado dos exames de colesterol, triglicérides e glicemia. Receberão orientações sobre dieta e prática de atividades físicas.

Os pacientes também serão examinados pelo serviço de Cirurgia Vascular, para verificar a existência de varizes nas pernas e realizar exame de ecodoppler para aferição da circunferência da artéria aorta. Por fim, os profissionais da área de urologia irão avaliar o resultado do PSA e, se necessário, realizar o exame de toque ou ultra-som de próstata. Caso seja encontrado algum problema mais grave, o paciente será encaminhado para acompanhamento médico especializado e até mesmo cirurgia.

Manoel Schlindwein

Com Secretaria Estadual da Saúde