Governador Alckmin lança edital de premiação dos Pontos de Cultura

Iniciativa será retomada e premiará 544 propostas no Estado de São Paulo, com incentivo financeiro e kits audiovisuais e musicais

qui, 29/03/2018 - 12h42 | Do Portal do Governo

O programa Pontos de Cultura, que oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de finalidade cultural, está de volta. O edital de premiação foi lançado em cerimônia na sede da Secretaria da Cultura do Estado, nesta quinta-feira (29), com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Cultura, José Luiz Penna, e do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

“Destaco a importância social e econômica da Cultura, que transforma a sociedade e nos faz pessoas melhores. A economia criativa e os projetos culturais terão uma expressão cada vez maior em termos de geração de emprego e renda. Essa é uma boa parceria, que incentivará o setor no Estado”, ressalta Alckmin.

A reativação do Pontos de Cultura, após um hiato de cinco anos, premiará 544 iniciativas culturais (94 a mais do que na última edição). Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil reais e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical.

O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura. “Os Pontos de Cultura voltam com o desafio de dinamizar e impulsionar o trabalho de agentes culturais não só no Estado, mas em todo o Brasil. A diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e consolidação do programa”, destaca o governador.

Protagonismo

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem o objetivo de assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do território paulista. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, ressalta o secretário da Cultura, José Luiz Penna.

O edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.