Governador Alckmin entrega Fábrica de Cultura de Diadema

Com investimento de R$ 16,9 milhões do governo do Estado no projeto, unidade será a primeira do programa fora da cidade de São Paulo

ter, 27/03/2018 - 12h32 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o Secretário da Cultura, José Luiz Penna, entregaram nesta terça-feira (27) a obra da Fábrica de Cultura de Diadema, a primeira unidade do programa fora da capital paulista.

Com mais de seis mil metros quadrados de área construída, o espaço terá o mesmo formato das dez unidades em funcionamento, com cursos de diversas linguagens artísticas, oficinas, biblioteca e workshops, entre outras atividades.

“O edifício tem dois pavimentos, teatro, sala de música, circo, arte, produção e dança, além de refeitório, ambulatório, camarins e vestiários. A Organização Social será responsável por equipar, fazer a gestão do prédio e já colocá-lo em funcionamento aqui em Diadema”, destaca Geraldo Alckmin.

O equipamento cultural deverá operar plenamente a partir de agosto deste ano, tempo necessário para os trâmites do chamamento público que selecionará a Organização Social de Cultura responsável pela administração. O Governo do Estado investiu R$ 16,9 milhões na obra executada pela empresa ECG Engenharia Construções e Geotecnia Ltda.

No mês de julho, a população terá uma “degustação”, uma prévia das atividades oferecidas pela Fábrica de Cultura: crianças e jovens poderão participar de oficinas de dança, teatro, circo, literatura, multimeios, entre outras linguagens, e, a partir dessas experiências, escolher os cursos no quais queiram se matricular.

Funcionamento

As atividades das Fábricas de Cultura serão divididas da seguinte forma:

– Cursos de Formação: conteúdos de curta e longa duração nas modalidades de teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura e multimeios. Todos os materiais necessários são fornecidos gratuitamente pelas Fábricas. Durante as férias de janeiro e julho, é oferecida uma programação especial de cursos e oficinas.

– Biblioteca: acesso gratuito a livros, periódicos, filmes, jogos, computadores conectados à internet e equipamentos de acessibilidade visual e motora. Também são oferecidas atividades de incentivo à leitura, como contações de histórias, encontros com escritores, oficinas e exibição de filmes. Não é preciso ser aluno das Fábricas para frequentar as bibliotecas.

Público

As Fábricas de Cultura são um programa da Secretaria da Cultura do Estado que oferece cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas para crianças e jovens, assim como atividades de difusão cultural para toda a comunidade. Em sete anos de funcionamento, as unidades já realizaram mais de 7,5 milhões de atendimentos de crianças, jovens e adultos.

Em 2017, o público das atividades de difusão das Fábricas, que incluem eventos, espetáculos de teatro e dança e shows musicais, teve um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior. A primeira Fábrica foi inaugurada em março de 2011, na Vila Curuçá, na zona leste da capital. Desde então, outras quatro unidades passaram a funcionar na região (Sapopemba, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Parque Belém), três na zona norte (Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Jaçanã) e duas na zona sul (Capão Redondo e Jardim São Luis).

A iniciativa foi criada por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A implantação da unidade de Diadema foi uma parceria com a prefeitura do município, que disponibilizou o terreno para a construção do prédio.