Governador acompanha enterro do publisher da Folha

José Serra era amigo do publisher do Grupo Folha, que edita os jornais Folha de São Paulo, Valor e Agora.

seg, 30/04/2007 - 15h19 | Do Portal do Governo

O governador José Serra compareceu na manhã desta segunda-feira, 30, ao enterro de Octavio Frias de Oliveira, publisher do Grupo Folha, que edita os jornais Folha de São Paulo, Valor e Agora. O governador era amigo do empresário de 94 anos que morreu na tarde de domingo após complicações em função de uma queda em sua residência.

“Pessoalmente perco um grande amigo, um dos meus melhores amigos e uma pessoa com quem trabalhei durante vários anos e com quem aprendi bastante”, disse o governador ao chegar no cemitério Gêtsemani, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo.

José Serra qualificou o amigo como “um homem que tinha convicções democráticas, um homem sóbrio, um homem que era capaz de congregar uma equipe e que fez uma grande obra em nosso país através dos meios de comunicação”.

Frias de Oliveira chegou a ser um conselheiro tanto em momentos difíceis como complicados ou de decisões importantes, admitiu o governador. “Sempre tive a disposição dele de dar suas opiniões de maneira bastante franca e bastante afetuosa”, lembrou Serra.

O carioca ex-office-boy que comprou a Folha em 13 de agosto de 1962 “trouxe uma contribuição muito importante tanto para a imprensa brasileira quanto para a redemocratização do Brasil, para a troca de idéias, para a modernização da nossa sociedade”, destacou o governador de São Paulo.

Serra disse ainda que Frias de Oliveira ‘é uma figura humana incrível, é um homem austero, criativo, inteligente, absolutamente prático e um grande amigo também, de todas as horas”.

Repercussão

Diversas autoridades prestaram solidariedade à família do empresário do Grupo Folha. O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, qualificou a morte de Frias como uma perda praticamente irreparável para a imprensa brasileira. “Ele conseguiu fazer da Folha de São Paulo um jornal quase que obrigatório para aqueles que queriam ler uma imprensa isenta, uma imprensa crítica”.

O presidente elogiou o papel de Frias na consolidação do processo democrático que promovia dentro do jornal e, conseqüentemente, dentro da sociedade. Lula elogiou “a extraordinária cobertura das Diretas” que foi “um dos pilares do sucesso daquela campanha”.

“Eu acho que ele tinha uma perseverança enorme, uma energia fora de série. E tinha coragem, porque enfrentava situações difíceis” disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele reconheceu o fato de Frias manter duas grandes paixões: a Folha e a família. “O Frias tinha realmente um espírito independente. Ele sempre foi assim, um homem muito sarcástico, muito irônico, com uma inteligência muito viva”.

“Um cidadão inteligente, com excelente formação, com espírito público, com idealismo e que, ao longo de sua vida, encontrou a oportunidade de construir a Folha de São Paulo. A Folha de São Paulo que, em todos os momentos das últimas décadas, teve uma participação fundamental na história do país”, disse o prefeito da capital Gilberto Kassab.

Manoel Schlindwein

Leia também:

Coletiva de José Serra no enterro de Octavio Frias de Oliveira