Goldman recebe visita do governador de Quioto

O encontro faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil

sex, 05/09/2008 - 16h08 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman recebeu a visita, nesta sexta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes, do governador da província japonesa de Quioto, Keiji Yamada.

Goldman destacou que este ano São Paulo recebeu delegações de diversas províncias em razão das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. “Tivemos, inclusive, a presença do príncipe Naruhito, que nos brindou com um conserto de violino”, afirmou. O príncipe herdeiro foi recebido em jantar na sede do governo paulista no dia 21 de junho, data em que se comemorou a chegada do navio Kasato Maru ao Brasil com os primeiros imigrantes japoneses.

Ele ressaltou que, como secretário de Desenvolvimento, esteve duas vezes no Japão este ano, uma em janeiro e outra em abril, quando visitou empresas e participou de reuniões.

Para o vice-governador, essas visitas são muito importantes. “Essa relação pessoal que estamos estabelecendo, eles vindo aqui e a gente indo lá, tem sido muito útil para aprofundar os interesses econômicos do Estado de São Paulo com o Japão”, afirmou. Na opinião de Goldman, os orientais levam muito em conta essa proximidade pessoal, “o olho no olho” e isso funciona também nas relações comerciais.

O vice-governador destacou ainda que as relações econômicas do Estado com o Japão estão aumentando. Há pouco mais de um mês foi assinado um protocolo para a instalação de uma grande fábrica da Toyota em São Paulo.

O governador de Quioto, por sua vez, ressaltou a intenção de manter intercâmbio entre a província japonesa e o Estado de São Paulo.

Quioto tem 2,6 milhões de habitantes e as principais indústrias estão nos segmentos de equipamentos eletro-eletrônicos, para transporte, instrumentos de precisão, engenharia têxtil e química.

Cíntia Cury