Goldemberg comenta o impacto do homem sobre o planeta

Professor deu aula inaugural da Cátedra Memorial da América Latina

ter, 14/08/2007 - 16h23 | Do Portal do Governo

A ação do homem no planeta é comparável à ação exercida pelas forças naturais(ventos, chuvas, erupções vulcânicas). A conclusão foi apresentada  na noite desta segunda-feira, 13, pelo professor José Goldemberg, na aula inaugural em que abriu o segundo módulo da Cátedra Memorial da América Latina.

Goldemberg explicou que “existem hoje seis bilhões de pessoas na face da  Terra e cada uma consome em média oito toneladas de recursos minerais por ano. Há um século, a população era de 1,5 bilhão e o consumo era menor do que duas toneladas per capita. O impacto total hoje é 16 vezes maior (48 bilhões de toneladas).

O homem se tornou uma força de proporções geológicas, já que as forças naturais (vento, erosão, chuvas, erupções vulcânicas etc.) também movimentam cerca de 50 bilhões de toneladas por ano.” 

Em conseqüência disso, observou, a temperatura média da superfície terrestre aumentou desde o fim do século XIX. O nível dos oceanos continua a subir, a precipitação de chuvas cresce em muitas regiões, a cobertura de neve e gelo sobre os continentes decresce e estão ocorrendo mudanças nos padrões de circulação da atmosfera. Ele ressaltou ainda um maior número de eventos climáticos extremos. 

Do Memorial da América Latina