Gestão de resíduos sólidos é tema de capacitação para cidades do Vale do Ribeira

Iniciativa contou com a participação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e de representantes de 14 municípios

dom, 24/11/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo
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Representantes do município de Juquiá, no Vale do Ribeira, completaram uma nova etapa do Programa de Capacitação de Representantes Municipais em Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, sob coordenação da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa).

A iniciativa contou com a participação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Além de Juquiá, outras 13 cidades da região enviaram gestores para a capacitação, organizada pela secretaria municipal de Meio Ambiente, em Pariquera-Açú.

O encontro buscou compartilhar conhecimentos adquiridos e também apoiar iniciativas locais para o aprimoramento da gestão municipal de resíduos sólidos. “Fico muito feliz de transmitir os conhecimentos que adquiri na capacitação aos técnicos que participaram do nosso evento”, enfatizou o secretário da pasta, Rafael França.

O evento teve o suporte de representantes técnicos da Abrelpe, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (Amlurb), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Cetesb, representada pelo engenheiro Fernando Antônio Wolmer e pelo assistente-executivo da presidência, João Luiz Potenza.

Logística reversa

Os temas abordados foram selecionados conforme as necessidades da região: estrutura detalhada do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), mecanismos de financiamento, ferramentas de comunicação e engajamento social e logística reversa.

“A logística reversa passa a ser um tema muito importante a ser inserido nos PGIRS. Ainda mais que São Paulo é o único Estado que vinculou a renovação das licenças de operação à entrega dos Planos de Logística Reversa pelas empresas”, destaca João Luiz Potenza.

A partir desse encontro, a expectativa é a de que os municípios se sintam estimulados a desenvolver e implementar os PGIRS, seja com corpo técnico próprio ou por meio da contratação de consultoria especializada.

“O aprendizado mais importante do Programa de Treinamento desenvolvido pela Abrelpe e Sepa é a confiança técnica que os municípios participantes desenvolveram para o planejamento adequado dos sistemas de gestão de resíduos”, explicou a representante da Abrelpe, a coordenadora-técnica Gabriela Otero.