Geriatra aponta dicas para envelhecer com qualidade

A quantidade de idosos tem aumentado consideravelmente no Brasil nos últimos anos. E a preocupação com a terceira idade tende a aumentar

qua, 12/09/2018 - 16h17 | Do Portal do Governo

A quantidade de idosos tem aumentado consideravelmente no Brasil nos últimos anos. Segundo aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa brasileira será a quinta maior do mundo no ano de 2030. Esse aumento da expectativa de vida demanda de novos hábitos para encarar a velhice, a chamada terceira idade.

O segredo para envelhecer com saúde e qualidade de vida varia de pessoa para pessoa, mas a prática de algumas atividades pode impulsionar esse movimento. Segundo o geriatra do Instituto Paulista de Gerontologia, Francisco Souza do Carmo, ter hábitos saudáveis que comecem desde cedo garantem um envelhecimento adequado. “Ter uma alimentação saudável, ter hábitos de atividade física regular e tomar um litro e meio de água todos os dias são boas dicas. Cuidar muito bem da prevenção das suas possíveis doenças baseado no estudo do histórico familiar também fazem a diferença”, explica.

Outros hábitos parecem não estarem ligados diretamente ao corpo, mas ajudam muito na qualidade de vida. Crisolete Santos, de 79 anos, por exemplo, acredita que sorrir é a melhor fórmula de sucesso. “Não ficar triste e fazer muitas atividades, como alongamento, e conversar bastante com as pessoas, são os meus segredos”. Já Celina da Silva, de 88 anos, não esconde seus cuidados. “Canto bastante e procuro sempre tratar bem as pessoas”.

Fazer atividades físicas como caminhada, pilates, dança, são excelentes alternativas. Além dos músculos do corpo, é necessário trabalhar o cérebro também. “É importante manter os neurônios funcionando de forma plena para evitar doenças neurológicas”, completa o geriatra.