FURP reduz preço de medicamentos

Média de redução é de 18,6%; Eritromicina e o Diclofenaco fazem parte dos 20 itens que estão mais baratos

dom, 27/05/2007 - 17h59 | Do Portal do Governo

Neste segundo trimestre, período em que a maioria dos laboratórios aumenta o preço dos seus produtos, a Fundação para o Remédio Popular – FURP, o maior laboratório público do país, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, promoveu uma sensível alteração em sua tabela comercial, diminuindo o preço de 20 dos seus 67 medicamentos produzidos atualmente.

A média de decréscimo foi de 18,6%. Os itens que sofreram maior redução foram a Eritromicina 250 mg comprimido (-42%), o Diclofenaco 50 mg comprimido (-34%), a Glibenclamida 5 mg comprimido (-30%), a Amoxicilina Pó para Suspensão Oral (29%) e a Ampicilina Sódica 500 mg Injetável (25%).

A diminuição foi possível graças, principalmente, à modernização dos processos produtivos e à maior eficiência na aquisição de insumos nos últimos anos, diminuindo custos. Segundo o superintendente da organização, Ricardo Oliva, “essa redução vai ampliar o acesso da população aos medicamentos. Reflete, também, nossa constante preocupação com a melhoria do processo produtivo, tornando o laboratório mais competitivo”.

Entre os outros medicamentos do laboratório, 25 itens não apresentaram alteração no preço e 22 tiveram acréscimo médio de apenas 3,94%.

Com 40 mil metros quadrados de área construída e cerca de mil funcionários, a FURP está localizada no município de Guarulhos, na grande São Paulo. Sua produção atual é de 2,5 bilhões de unidades farmacêuticas/ano (2006), consolidando um crescimento de 31% na última década.

A FURP é responsável pela produção dos medicamentos distribuídos pelo Dose Certa, o mais bem-sucedido programa de assistência farmacêutica básica do país. Além disso, atua em cerca de 3,2 mil municípios brasileiros e tem uma carteira com mais de 5 mil clientes.

Entre eles estão secretarias estaduais de saúde – em especial a do Estado de São Paulo – hospitais estaduais e municipais, prefeituras, instituições municipais, estaduais, federais e filantrópicos – com destaque para o Ministério da Saúde -, além de sindicatos e fundações.

Segundo Oliva, a grande novidade deste ano da FURP será a inauguração da Fábrica de Produtos Farmacêuticos Especiais, em Guarulhos, que terá capacidade de produzir até 1 bilhão de unidades farmacêuticas de psicotrópicos, antibióticos e medicamentos para o tratamento da tuberculose e da hanseníase.

da Furp