Fundo de Solidariedade do Estado promove ações voltadas a crianças

Visão do Futuro, Pedalando e Aprendendo e Consciência Alimentar são alguns exemplos

qua, 24/03/2010 - 15h39 | Do Portal do Governo

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) lançou nesta quarta-feira, 24, o programa Consciência Alimentar. Ele será responsável por conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola. Leia mais aqui.

Isso mostra a preocupação do Fussesp com as crianças e adolescentes de São Paulo. E os programas voltados a eles não param por ai. Há ainda o Pedalando e Aprendendo que distribui bicicletas para que estudantes possam ir à escola com elas e também o Visão do Futuro, que doa óculos a crianças com problemas de visão.

Pedalando e Aprendendo

O projeto tem como público alvo os estudantes que moram em municípios com até 5 mil habitantes e que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para participar, os alunos devem ter entre 11 e 14 anos de idade e estar matriculados em escolas estaduais, com frequência superior a 80% e bom rendimento curricular. Outro requisito do programa é que o aluno more a até dois quilômetros da escola.

O Programa Pedalando e Aprendendo também oferece curso profissionalizante para estudantes do Ensino Médio. Em um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estudantes com mais de 16 anos aprendem a montar e fazer manutenção de bicicletas. Os participantes têm acesso a conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. Cerca de 300 alunos já se formaram. Leia mais aqui.

Visão do Futuro

O Visão do Futuro é um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde e a Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp). As secretarias são responsáveis pelo treinamento dos professores para que eles possam realizar testes de acuidade visual nos 134.141 mil alunos matriculados na 1ª série e no 1º ano das redes públicas estadual e municipal da capital. 

Após esta triagem, as crianças que apresentam problemas visuais são encaminhadas para os mutirões. Lá, elas foram examinadas por médicos que verificaram a necessidade do uso dos óculos. Uma equipe fica disponível nos mutirões para observar qual modelo de armação pode ser adotado pelo aluno, levando em conta a preferência da criança. Cada óculos recebeu um código de barras com a identificação do usuário. Os óculos (armação e lentes) são doados pela Aconsp. Leia mais aqui e aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Educação e do Fussesp