Fundação Pró-Sangue tem estoques em nível crítico

Em virtude do inverno, número de doadores de todos os tipos sanguíneos é reduzido

ter, 20/08/2013 - 16h50 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, que abastece mais de 100 instituições da rede pública de saúde na Região Metropolitana de São Paulo, está com estoques em nível crítico de todos os tipos sanguíneos. Em função da queda na temperatura do inverno, o número de doadores diminui.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Algumas ações têm sido realizadas, como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS. Mesmo assim, é necessário contar com a participação de todos os cidadãos aptos a doarem sangue. Veja aqui os endereços dos postos da Fundação Pró-Sangue.

Os requisitos básicos para doação de sangue são:

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes em 12 meses. Mulheres podem doar a cada 90 dias, no máximo três vezes a cada 12 meses.

Para mais informações, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

Do Portal do Governo do Estado