Fundação Itesp usa tecnologia com drones na regularização fundiária

Trabalho já ocorre em imóveis rurais da região do Alto Ribeira, por meio da atividade conhecida como georreferenciamento

sex, 01/03/2019 - 20h21 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) realiza um trabalho de tecnologia em imóveis rurais da região do Alto Ribeira para regularização fundiária rural de pequenos produtores.

A atividade consiste no georreferenciamento que será realizado com drones em mais de 3 mil imóveis rurais em aproximadamente 50 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Guapiara, Ribeirão Branco, Apiaí, Itaóca e Ribeira.

O processo moderno utiliza a tecnologia de drones ou VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado), com câmeras embutidas, de modo a obter imagens aéreas que são capazes de gerar dados georreferenciados com mais detalhes.

“O Projeto Fotocadastro está sendo executado com recursos do Governo Federal, por meio de convênio com a Fundação Itesp. O trabalho prevê a realização de serviços técnicos especializados de levantamento cadastral, diagnóstico fundiário e levantamento georreferenciado para fins de regularização fundiária”, salienta o diretor-executivo do Itesp, Claudemir Peres.

Fases

Na etapa inicial, o trabalho de campo abrange as seguintes atividades: plano de voo, recobrimento aéreo, coleta de pontos de controle por GNSS, processamento das imagens aéreas, geração do modelo digital e ortorretificação.

Na sequência, serão realizadas instalações de marcos nas divisas dos imóveis rurais, georreferenciamento das suas coordenadas e complementação cadastral para fins de certificação e regularização fundiária.

Até o momento, a Fundação Itesp já promoveu o fotocadastro em quase 5 mil imóveis rurais, chegando a 208 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Ribeirão Grande, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Branco, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Itaóca e Apiaí.