Fundação Itesp busca parceria entre agricultores e Programa Bom Prato

Encontro teve objetivo de firmar acordo para que agricultores vendam alimentos diretamente para a ação do Governo de SP

sex, 12/07/2019 - 10h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento Social foi sede, nesta quinta-feira (11), de uma reunião entre a chefe da pasta, Célia Parnes, e representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), produtores rurais de assentamentos estaduais e gestores do Programa Bom Prato.

O encontro teve o objetivo de firmar uma parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Itesp, para que agricultores possam vender os alimentos diretamente para o Bom Prato.

Durante o encontro, o chefe de gabinete da Fundação Itesp, Marco Silva, apresentou aos gestores os itens cultivados pelos produtores e destacou o trabalho realizado pela fundação com os trabalhadores do campo.

Com o apoio da parceria, frutas, verduras, legumes, hortaliças e outros produtos podem ser comprados pelas entidades gestoras do programa diretamente dos agricultores, eliminando os atravessadores, reduzindo os custos e aumentando a qualidade dos pratos dos 57 restaurantes da iniciativa espalhados pelo Estado.

Produção

No mês passado, Célia Parnes esteve no Assentamento Porto Feliz, no município de Porto Feliz. A secretária conheceu a produção de dois agricultores rurais para ver de perto o trabalho realizado no campo.

“É importante que todos os gestores conheçam e façam aproximação com esses produtores. São alimentos que vão chegar ao Bom Prato sem um intermediário, sem ficar guardado por dias em depósitos e com preços que poderão ser negociados entre gestores e produtores. Acrescento, ainda, que temos o apoio da Fundação Itesp, que pode ajudar com o cunho 100% social”, afirmou.

O produtor rural Claudinei Leme, do Assentamento Porto Feliz, participou do encontro e aproveitou a oportunidade para avaliar a importância da parceria. “É uma oportunidade muito boa para nós, produtores. Agradeço o empenho da Fundação Itesp, da secretária Célia Parnes e de todos que se esforçam para que a parceria dê certo, pois temos no campo produtos de qualidade”, ressaltou.

O chefe de gabinete da Fundação Itesp, Marco Silva, também citou a importância do trabalho conjunto. “Os produtores estão qualificados para participar do programa. Queremos aumentar a comercialização, gerar mais renda e emprego no campo. Agradecemos a todo o empenho da secretária Célia Parnes e do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, grandes incentivadores da ação”, disse.

Gestores do programa agendaram uma visita técnica para conhecer o trabalho realizado no campo e buscar informações para dar início a parceria. O Bom Prato atende diariamente mais de 93 mil refeições. O almoço tem custo de R$ 1,00.

Também participaram da reunião o secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Paulo Mathias, a gestora do Programa Bom Prato, Themis Kleiber, e o diretor-adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp, Ivan Cintra Lima.